Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > IFPB celebra Dia da Consciência Negra com estudantes dos programas Pré-PEC-G e PEC-G

Programação contou com apresentações, roda de conversa, jogos e momento gastronômico
por Angélica Lúcio publicado: 21/11/2023 15h44 última modificação: 27/11/2023 08h42

Estudantes dos programas Pré-PEC-G e PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação)  do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo e Campus João Pessoa, participaram de uma atividade especial nesta segunda-feira, em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro.

Promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), a ação contou com a presença da professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, assessora de Relações Internacionais e coordenadora do programa no IFPB; do professor João Edson Rufino, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI), além da pedagoga Rosicleia Araújo Monteiro e da servidora Elaine Brito, dentre outros professores e estudantes do Campus João Pessoa e da Reitoria.

Durante a solenidade, Mônica Montenegro destacou a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra com os estudantes dos programas Pré-PEC-G e PEC-G. “Sem dúvida, todos saíram mais ricos de conhecimento e com a temática internalizada sobre a relevância das ações pedagógicas para educação antirracista”, afirmou.

A Arinter abriu o evento com uma apresentação com a temática "Consciência Negra: Solidariedade, Esperança, Empatia, Respeito, Diversidade". Depois, os estudantes africanos falaram sobre suas origens e países, enfocando aspectos diversos, como política, economia, cultura, música, dança, culinária e jogos.

A celebração do Dia da Consciência Negra ocorreu no Campus João Pessoa, contando com explanações (realizadas no anfiteatro), seguidas de um momento de gastronomia (degustação de cuscuz marroquino) e de jogos, na área de vivência do campus. “Na oportunidade, tivemos uma roda de conversa para saber mais informações sobre os alunos africanos e os seus países”, comentou Mônica Montenegro.

Celebração do Dia da Consciência Negra (3).jpeg