Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > IFPB apresenta projetos e palestras na II Fenafes

Noticia

IFPB apresenta projetos e palestras na II Fenafes

Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária reuniu mais de 600 expositores
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/11/2023 17h08 última modificação: 21/11/2023 14h17

O Instituto Federal da Paraíba participou com muito êxito da II Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) que foi realizada na Funesc, na capital paraibana, de 16 a 19 de novembro, reunindo cerca de 630 expositores de oito estados da região. Com organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), projetos de vários campi foram apresentados nos dois estandes do IFPB, além de duas palestras. O evento contou com comercialização e apresentações culturais.

O estudante Jonathan Gomes da Silva expôs o projeto de pesquisa orientado pela professora Cristiane Moreira no campus Princesa Isabel sobre substrato natural para rosa do deserto. Jonathan falou de sua alegria por apresentar a pesquisa pela primeira vez em um grande evento. A equipe chegou a uma solução inovadora na área, descobrindo a viabilidade do substrato natural com origem nas folhas de bananeira. A solução se mostrou mais eficaz do que o substrato industrial que é comercializado com alto custo e inacessível em localidades mais distantes. A rosa do deserto é uma planta ornamental com alto valor comercial e por isto a busca por soluções que viabilizem a sua produção por pequenos agricultores foi pensada no projeto do IFPB. 

IFPB FENEAFES ESTANDE PROEXC.jpgO projeto é uma continuidade de atividades de extensão como o projeto Agromudas - Produção e Comercialização de Mudas na Agricultura Familiar - que também estava em exposição juntamente com a Composteira Doméstica. Os projetos aproveitam a experiência do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Jonathan é egresso do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e diz que pretende continuar os estudos na área de Meio Ambiente, na Pós-Graduação.

Vários projetos do IFPB em exposição no evento mostram o alcance maior que a instituição pode ter, chegando a outros municípios além daqueles onde há campi instalados, a exemplo de ações desenvolvidas nas cidades de Marizópolis, Alhandra, Quixaba e Aparecida. Entre as iniciativas estão a produção de uma cozinha comunitária;  hortas em escolas do ensino fundamental e creche, projetos desenvolvidos pelos campi Cajazeiras e Sousa, respectivamente; tecnologias sociais de tratamento de esgoto doméstico, em comunidade de Princesa Isabel; Quintais com recirculação de água, em projeto de Patos. 

No estande do IFPB, foram expostas as mudas de plantas oriundas dos projetos, mel produzido nas comunidades, e também realizada doação de livros sobre economia solidária (ecosol). O livro BambuSol que destaca uma metodologia para se trabalhar com empreendimentos de ecosol também foi divulgado na ocasião.

ifpb feneafes p 2.jpg A temática da economia solidária e agricultura familiar continuou presente na palestra ministrada pela professora Tatiana Losano de Abreu, do campus Guarabira. Ela abordou experiências como a do IFSol de Campina Grande, que teve seu projeto exposto com grande presença das estudantes do campus. Tatiana falou da responsabilidade do IFPB como uma instituição formadora da classe trabalhadora para que leve adiante ações que se integrem à comunidade local, viabilizando maior justiça social. 

A professora Brígida Lima Candeia, do Campus Patos, ministrou palestra com foco nas experiências adquiridas em projetos com grupos de mulheres, a exemplo do curso do Qualifica Mulher que resultou em capacitações na área de beneficiamento de plantas medicinais. Ela falou do papel fundamental que estes cursos têm para promover a transformação mútua entre a instituição e o público atendido. “A gente não leva conhecimento, a gente constrói junto o conhecimento”, apontou Brígida. 

O diretor de Extensão Popular e Rural da Proexc, Alexsandro Ribeiro de Melo, ressaltou a importância de o IFPB estar inserido nestes espaços, podendo expandir as parcerias já existentes, colaborando com as comunidades. A pró-reitora Josi Melo compareceu ao evento, falando do trabalho com economia solidária na instituição.