Ideathon inspira estudantes a buscar soluções inovadoras para problema real

Idheaton (1).jpeg

Maratona de ideias faz parte do II Parahyba Innovation Summit, que será encerrado hoje

Quem visitou os camarotes situados no segundo andar do Intermares Hall, em Cabedelo, na quinta-feira, 23, deparou-se com uma cena instigante: reunidos em mesas diferentes, grupos de estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) quebravam a cabeça para encontrar uma solução a um desafio proposto dentro da programação do II Parahyba Innovation Summit. Ao todo, dez equipes, cada uma formada por cinco estudantes, estão participando da Maratona de Ideias - Ideathon.

Ao longo de todo o espaço, era possível encontrar meninos e meninas conversando, trocando ideias e colocando no papel, seja por meio de garatujas, seja com desenhos elaborados, o que imaginavam ser a melhor proposta a ser apresentada como resposta ao que fora proposto na abertura da Maratona de Ideias – Ideathon. Tal iniciativa é uma importante oportunidade de estímulo à inovação, bem como de ampliação da produção do conhecimento, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.

O professor Fábio Lucena, do Campus Avançado Cabedelo Centro, um dos coordenadores da maratona de inovação, resumiu a atividade. “Ideathon é um espaço onde os alunos vêm explorar suas potencialidades em resolver problemas reais, junto com uma série de mentores, para propor soluções reais”, disse.  Em resumo: o objetivo é gerar ideias inovadoras e soluções criativas para um problema ou desafio específico. Para isso, os participantes vivenciaram momentos diversos, incluindo: apresentação da maratona, recursos e metodologia; problemática, ideias e primeiros desenhos da solução; café maker com os mentores; e mão na massa com prototipagem.

Hoje à tarde, entre 13h e 14h, haverá apresentação de pitch, definição de ranking e premiação. Ou seja, os vencedores da maratona Idheaton serão conhecidos ainda nesta sexta-feira, 24, último dia dos três eventos que estão sendo realizados de forma simultânea pelo IFPB. São eles: o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância (em parceria com mais oito Instituto Federais do Nordeste) e o II Parahyba Innovation Summit.

Envolvimento com desafio real empolga participantes

Durante o Ideathon, foi pedido aos estudantes inscritos que apresentassem uma solução relacionada a uma questão-problema vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O caso apresentado foi de uma agricultora que tira a renda da mangaba, mas que tem problemas em relação ao armazenamento. Então, a gente está tentando montar uma solução que ajude tanto na questão da agricultora e que também possa ajudar a melhorar a vida dela”, explicou a estudante Lília Maria, 22 anos, do Campus Guarabira.

“Essa é a primeira experiência que minha turma está tendo aqui no Ideathon, e é muito interessante. A gente está tendo contato com a problemática abordada, sobre a questão de pequenos agricultores familiares e que a gente, que não mora na zona rural, muitas vezes não tem contato com essa realidade. Então, está sendo muito legal mesmo”, disse Lília Maria, que é aluna do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet.

O estudante Gabriel Silva Laurindo, 15 anos, do curso de Informática do Campus Princesa Isabel, também estava satisfeito com o que vivenciou. “Participar do Ideathon está sendo uma experiência incrível. Eu não esperava que, realmente, fosse uma coisa tão instigante, que colocasse a gente para pensar e para ter ideias. Entrar em um problema, viver aquele problema e buscar uma solução para aquilo de uma forma que seja totalmente acessível, isso é muito empolgante”.

O entusiasmo de Lília Maria e Gabriel Laurindo também era percebido no estudante Caio Alves, 19 anos, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Campus Cajazeiras. “Estou achando o evento muito legal! É uma metodologia muito diferente, que eu nunca tinha trabalhado, que é algo bem intenso, vamos dizer assim, porque é muita coisa para fazer em pouco tempo”, comentou. “Você precisa dar ainda mais gás de você, para participar e entregar o melhor. E a gente da equipe tem muita metodologia de sempre querer vencer, sempre ser campeão, então a gente está dando o máximo para conseguir”, complementou.

Além do Idheaton, o segundo dia do Parahyba Innovation Summit contou com Mostra de Empreendedorismo, organizada pelo Sebrae e o Farol Digital; Mostra de Tecnologia e Saúde, minicursos ministrados por Filipe Lucena (Spin off: sua ideia é um negócio?) e Gabriel Dias (Desenvolvimento de Jogos utilizando o Construct 3). A programação da quinta-feira foi encerrada com o painel “Cases de parceria público-privada: PD&I em ascensão”, que contou com a participação de Keke Rosenberg (BNB), Cláudio Soares (Sebrae), Fabiana Medeiros Hiluey Agra (Senai), Diógenes Alves Dantas (Funetec) e Erick Augusto Gomes de Melo (IFPB).  

Saiba mais – Organizado pela NEO IFPB Agência de Inovação, com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Sinergia e do Polo de Inovação do IFPB, o II Parahyba Innovation Summit objetiva promover diálogos no contexto do empreendedorismo inovador com foco na qualificação da relação de centros de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o setor produtivo e demais instituições de Ciência e Tecnologia ICT e de fomento. Esta edição conta com a participação de pesquisadores das ICTs e de Polos de Inovação além de empresários de vários setores e integrantes dos órgãos de fomento a inovação da Paraíba e do Brasil.