Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Ideathon inspira estudantes a buscar soluções inovadoras para problema real

Ideathon inspira estudantes a buscar soluções inovadoras para problema real

Maratona de ideias faz parte do II Parahyba Innovation Summit, que será encerrado hoje
por Angélica Lúcio publicado: 24/11/2023 09h37 última modificação: 24/11/2023 15h02

Quem visitou os camarotes situados no segundo andar do Intermares Hall, em Cabedelo, na quinta-feira, 23, deparou-se com uma cena instigante: reunidos em mesas diferentes, grupos de estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) quebravam a cabeça para encontrar uma solução a um desafio proposto dentro da programação do II Parahyba Innovation Summit. Ao todo, dez equipes, cada uma formada por cinco estudantes, estão participando da Maratona de Ideias - Ideathon.

Ao longo de todo o espaço, era possível encontrar meninos e meninas conversando, trocando ideias e colocando no papel, seja por meio de garatujas, seja com desenhos elaborados, o que imaginavam ser a melhor proposta a ser apresentada como resposta ao que fora proposto na abertura da Maratona de Ideias – Ideathon. Tal iniciativa é uma importante oportunidade de estímulo à inovação, bem como de ampliação da produção do conhecimento, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.

O professor Fábio Lucena, do Campus Avançado Cabedelo Centro, um dos coordenadores da maratona de inovação, resumiu a atividade. “Ideathon é um espaço onde os alunos vêm explorar suas potencialidades em resolver problemas reais, junto com uma série de mentores, para propor soluções reais”, disse.  Em resumo: o objetivo é gerar ideias inovadoras e soluções criativas para um problema ou desafio específico. Para isso, os participantes vivenciaram momentos diversos, incluindo: apresentação da maratona, recursos e metodologia; problemática, ideias e primeiros desenhos da solução; café maker com os mentores; e mão na massa com prototipagem.

Hoje à tarde, entre 13h e 14h, haverá apresentação de pitch, definição de ranking e premiação. Ou seja, os vencedores da maratona Idheaton serão conhecidos ainda nesta sexta-feira, 24, último dia dos três eventos que estão sendo realizados de forma simultânea pelo IFPB. São eles: o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância (em parceria com mais oito Instituto Federais do Nordeste) e o II Parahyba Innovation Summit.

Envolvimento com desafio real empolga participantes

Idheaton (8).jpeg

Durante o Ideathon, foi pedido aos estudantes inscritos que apresentassem uma solução relacionada a uma questão-problema vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O caso apresentado foi de uma agricultora que tira a renda da mangaba, mas que tem problemas em relação ao armazenamento. Então, a gente está tentando montar uma solução que ajude tanto na questão da agricultora e que também possa ajudar a melhorar a vida dela”, explicou a estudante Lília Maria, 22 anos, do Campus Guarabira.

“Essa é a primeira experiência que minha turma está tendo aqui no Ideathon, e é muito interessante. A gente está tendo contato com a problemática abordada, sobre a questão de pequenos agricultores familiares e que a gente, que não mora na zona rural, muitas vezes não tem contato com essa realidade. Então, está sendo muito legal mesmo”, disse Lília Maria, que é aluna do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet.

O estudante Gabriel Silva Laurindo, 15 anos, do curso de Informática do Campus Princesa Isabel, também estava satisfeito com o que vivenciou. “Participar do Ideathon está sendo uma experiência incrível. Eu não esperava que, realmente, fosse uma coisa tão instigante, que colocasse a gente para pensar e para ter ideias. Entrar em um problema, viver aquele problema e buscar uma solução para aquilo de uma forma que seja totalmente acessível, isso é muito empolgante”.

O entusiasmo de Lília Maria e Gabriel Laurindo também era percebido no estudante Caio Alves, 19 anos, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Campus Cajazeiras. “Estou achando o evento muito legal! É uma metodologia muito diferente, que eu nunca tinha trabalhado, que é algo bem intenso, vamos dizer assim, porque é muita coisa para fazer em pouco tempo”, comentou. “Você precisa dar ainda mais gás de você, para participar e entregar o melhor. E a gente da equipe tem muita metodologia de sempre querer vencer, sempre ser campeão, então a gente está dando o máximo para conseguir”, complementou.

Além do Idheaton, o segundo dia do Parahyba Innovation Summit contou com Mostra de Empreendedorismo, organizada pelo Sebrae e o Farol Digital; Mostra de Tecnologia e Saúde, minicursos ministrados por Filipe Lucena (Spin off: sua ideia é um negócio?) e Gabriel Dias (Desenvolvimento de Jogos utilizando o Construct 3). A programação da quinta-feira foi encerrada com o painel “Cases de parceria público-privada: PD&I em ascensão”, que contou com a participação de Keke Rosenberg (BNB), Cláudio Soares (Sebrae), Fabiana Medeiros Hiluey Agra (Senai), Diógenes Alves Dantas (Funetec) e Erick Augusto Gomes de Melo (IFPB).

Saiba mais – Organizado pela NEO IFPB Agência de Inovação, com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Sinergia e do Polo de Inovação do IFPB, o II Parahyba Innovation Summit objetiva promover diálogos no contexto do empreendedorismo inovador com foco na qualificação da relação de centros de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o setor produtivo e demais instituições de Ciência e Tecnologia ICT e de fomento. Esta edição conta com a participação de pesquisadores das ICTs e de Polos de Inovação além de empresários de vários setores e integrantes dos órgãos de fomento a inovação da Paraíba e do Brasil.

Idheaton (5).jpg  Idheaton (1).jpeg  Idheaton (3).jpeg

Idheaton (2).jpeg  Idheaton (4).jpeg  Idheaton.jpeg