Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Enem: Psicóloga dá dicas sobre como controlar a ansiedade na reta final de provas

Evento acontece nesta terça-feira (07) às 18h.
por publicado: 06/11/2023 10h35 última modificação: 16/11/2023 18h51

Estamos nos aproximando do segundo dia de aplicação de provas do Enem. Um sentimento bastante comum para quem está passando por essa maratona de estudos é a ansiedade. Para ajudar os estudantes a lidar com todo esse processo, a Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (COASE) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB está promovendo um encontro virtual sobre o tema: Ansiedade e ENEM, o que fazer?

O evento acontece nesta terça-feira (07), às 18h pelo Google Meet. https://meet.google.com/qtu-frda-sdo?authuser=1

A ansiedade é um estado emocional que, ocasionalmente, atinge todas as pessoas, porém, é mais recorrente entre os jovens. Ocasionada por uma descarga de Noradrenalina, os sintomas da ansiedade são angústia, inquietação e, muitas vezes, mal-estar — como dor de barriga, enjoo e até desmaio”, revela Ana Carolina Simões, Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante.

De acordo com a psicóloga, a proximidade das provas, o aumento do ritmo de estudos, a pressão familiar, o medo de um possível fracasso, além do receio de que ocorra imprevistos no dia do exame que afetem a performance (como dificuldade de raciocínio e baixa concentração), intensificam o problema.

O encontro virtual será com a supervisora e professora de psicologia Ana Sandra que faz parte do projeto de estágio do Uniesp em parceria com o IFPB. Também participam os estudantes do 10º período do curso de psicologia.

O grupo pretende realizar oficinas, debates, rodas de conversa, além da escuta individual, na tentativa de identificar fatores que possam provocar sofrimento nos estudantes do IFPB.que irão fazer o ENEM.

Ana Carolina Simões da PRAE reforça que “qualquer dúvida, o estudante pode entrar em contato com o Coordenador do NAPS do seu Campus e que neste momento delicado pelo qual estamos passando é muito importante a participação e o engajamento dos estudantes e coordenadores dos NAPS.”

DGCOM com informações da PRAE