Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Arinter promove Roda de Conversa com estudantes estrangeiros

Arinter promove Roda de Conversa com estudantes estrangeiros

Atividade on-line serviu para ouvir relatos de experiências
por Heranir Oliveira publicado: 27/11/2023 09h34 última modificação: 27/11/2023 09h35

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB – (ARINTER) – promoveu na última sexta-feira (24) de forma on-line uma Roda de Conversa sobre “Envolvimento acadêmico, desafios e êxitos, enquanto estudante estrangeiro”. A dinâmica contou com a participação de alunos do Programa CLIPE - Exame de Proficiência em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros dos anos de 2020/2021 e 2022. A iniciativa faz parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Os estudantes convidados explanaram sobre as suas experiências nas instituições em que estudam a graduação. Da Universidade de São Paulo a estudante Consuelo Pasialo Chicampo, de Guiné Equatorial, falou sobre o ingresso na graduação e a mudança de um país para outro e o estudante da UFPB, Destin, do Congo, abordou o uso da língua portuguesa pelo estudante estrangeiro na graduação e o envolvimento acadêmico.Roda de conversa- cartaz.jpeg

Outro participante da atividade foi o estudante Jeavique, do Congo, que faz graduação na Universidade Federal de Alagoas que relatou experiências ligadas a amizade e ao envolvimento acadêmico, Claudino que cursa graduação na Universidade Federal de Campina Grande, e é natural do Timor Leste, falou sobre a importância da acolhida na graduação e do auxílio estudantil.

“Foi uma Roda de Conversa muito proveitosa, visto que os estudantes do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) interagiram com perguntas e curiosidades sobre a instituição, o curso, moradia, segurança, preconceito, custo de vida, dentre outros temas” disse a professora Mônica Maria Montenegro, Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB.

*DGCOM com informações da Arinter