Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Vice-presidente do Senado recebe comitiva do IFPB

Noticia

Vice-presidente do Senado recebe comitiva do IFPB

Veneziano Vital do Rêgo se comprometeu a fazer articulações com MEC e DNIT
por Ana Carolina Abiahy publicado: 18/10/2023 08h02 última modificação: 18/10/2023 19h21

A comitiva do IFPB formada pela reitora Mary Roberta Marinho e 12 diretores gerais de campi foi recebida na tarde desta terça, 17 de outubro, pelo senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, que atualmente ocupa a cadeira de vice-presidente do Senado. No ofício enviado solicitando a reunião, o IFPB deu destaque à necessidade do campus Esperança de estruturar a sua sede com diversos ambientes. O principal é uma biblioteca que necessita de recursos orçamentários em torno de R$ 2,5 milhões que poderiam ser destinados via emenda parlamentar. 

O diretor geral substituto de Esperança, Bruno Allison Araújo, destacou a necessidade da estruturação mínima para o campus com ambientes como restaurante estudantil, laboratórios e auditório. Todos os diretores gerais do IFPB tiveram espaço para dialogar com o parlamentar por meio da audiência conquistada mediante a articulação da reitora Mary Roberta, que verbalizou o seu orgulho em ver um paraibano ocupar com destaque a vice-presidência do Senado Federal. A reitora explicou que o orçamento enviado para o IFPB não consegue arcar com as despesas em sua integralidade. 

Um dos pontos de destaque da reunião foi a melhoria do acesso ao campus Santa Luzia, levantada pelo diretor geral Jerônimo Nóbrega. Dificuldades no acesso ao campus Santa Rita que inviabilizam as aulas em períodos de chuva também foram trazidas pelo diretor geral Sabiniano Rodrigues. O senador Veneziano se prontificou a articular junto com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PB) a discussão das questões sobre o acesso.

O diretor do campus avançado Pedras de Fogo, Frederico Campos, solicitou recursos para a construção da unidade que ainda não tem prédio definitivo e conquistou recentemente um terreno para as obras. 

A diretora geral do campus Princesa Isabel, Jordânia de Lucena Cordeiro, frisou a necessidade de um auditório para as múltiplas atividades da unidade, que tem cursos do técnico-médio até a Pós. Ela ressaltou que o auditório teria utilidade para toda a região da Serra do Teixeira, não apenas para a comunidade acadêmica do IFPB Princesa Isabel. 

Na ocasião, o diretor geral do campus Sousa, Francisco Roserlândio Nogueira, afirmou que é preciso ter uma Lei Orçamentária Anual (LOA) que contemple as ações de forma adequada e que as emendas parlamentares são importantes para complementar as atividades. Ele comentou a relevância do IFPB Sousa na temática agrária e abordou a necessidade de o campus entrar na rota da transposição do Rio São Francisco e se seria possível articular junto com alguns ministérios esta questão.  

O diretor geral do IFPB João Pessoa, Ricardo Ferreira, explicou que a expansão das atividades de ensino no campus sofre um impasse devido à limitação de espaço físico. A reforma de diversos setores se faz urgente para cumprir com uma das características mais importantes dos Institutos Federais, que é a horizontalização do ensino, levando estudantes do ensino médio-técnico até a graduação e a pós. Um ginásio que comporte o crescimento das atividades do campus João Pessoa também foi mencionado. 

A diretora geral do IFPB Campina Grande, Ana Cristina Oliveira, falou que o campus tem um prédio excelente, mas falta dinheiro para as necessidades cotidianas. Veneziano sugeriu um diálogo para solucionar as demandas junto a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 

A necessidade de usinas fotovoltaicas para a maioria dos campi foi um ponto levantado pelo diretor geral do Campus Picuí, Hermano Cavalcanti Filho. Ele ainda comentou sobre as dificuldades de transporte para estudantes do IFPB Picuí, já que a maioria vem de outros municípios. 

Na avaliação do senador Veneziano, é preciso somar esforços junto com os outros parlamentares da bancada para dar vazão às necessidades e que o ideal é dialogar com Ministro da Educação Camilo Santana para tentar conquistar verbas suficientes para os campi. 

A visita também foi acompanhada pelos diretores gerais de Monteiro, Abimael Silva; Cajazeiras, Abinadabe Andrade; e de Itabaiana, Henrique Nóbrega.