Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Sancionada pelo prefeito de João Pessoa a doação de terreno para o IFPB

Noticia

Sancionada pelo prefeito de João Pessoa a doação de terreno para o IFPB

Área nos Bancários será para a construção do Campus Mangabeira/Zona Sul
por Ana Carolina Abiahy publicado: 26/10/2023 16h34 última modificação: 26/10/2023 16h45

A doação de terreno do patrimônio da cidade de João Pessoa para a construção do Campus do Instituto Federal da Paraíba em Mangabeira/Zona Sul foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena na tarde desta quinta-feira. A assinatura foi realizada na presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho, da diretora geral do campus avançado Mangabeira, Zoraida Arruda, do pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar dos Santos, do diretor geral do campus João Pessoa, Ricardo Ferreira, e do ex-diretor da instituição, Almiro de Sá Ferreira.

Desde fevereiro, o prefeito sinalizou a doação e remeteu a matéria para apreciação da Câmara de Vereadores da Capital, como prevê a Lei Orgânica do Município. Nesta quarta, a matéria foi aprovada pelos parlamentares, por unanimidade. O terreno doado fica na rua Antônio Dias Freitas, no bairro dos Bancários, próximo à comunidade do Timbó. De acordo com a lei, o IFPB tem o prazo de quatro anos para construir com esta finalidade específica de atender a um campus para a região polarizada pelo bairro de Mangabeira, sob pena de revogação.  

IFPB MANGABEIRA 2.jpeg

O Campus Mangabeira/Zona Sul funciona provisoriamente no prédio da Escola Municipal Aruanda, nos Bancários. O IFPB Mangabeira iniciou as atividades em 2016 e passou a ser chamado de Campus Zona Sul neste ano. Na unidade, é ofertado o curso técnico subsequente (Pós-médio) em Cuidados de Idosos, com duração aproximada de dois anos. Já foram 12 turmas formadas no campus que também capacitou diversas turmas em cursos de Cuidados Infantis. 

No encontro desta quinta na Prefeitura, o prefeito Cícero falou da importância dos profissionais cuidadores, inclusive nos ambientes educacionais, a exemplo das situações em que é preciso assistir a estudantes com necessidades especiais, apontando um futuro nicho de atuação para o campus. Ele lembrou das várias pessoas que colaboraram para que a doação fosse efetivada.

IFPB MANGABEIRA 3.jpeg “Esta parceria com o IFPB nos deixa felizes. É a coincidência das nossas ações e do nosso olhar sobre a educação. Se a prefeitura é responsável por uma fase de nossos jovens, o instituto tem a oportunidade de continuar esta formação no ensino técnico e até no superior. Fico feliz por esta ação em uma área como a zona sul. Sou grato a reitora, a sua equipe e a todo o Instituto Federal da Paraíba”, afirmou o prefeito da capital. 

A reitora Mary afirmou que o IFPB está satisfeito com a localização e que vai lutar pela união com parlamentares e gestores para ter os recursos necessários para a obra e atender à comunidade. “Vemos com muita importância o nascimento de uma nova estrutura. Podemos construir um instrumento que vai dar plenas condições de ensino, pesquisa e extensão para que possamos cumprir com a nossa missão, ampliando a oferta de cursos e serviços em uma região que se desenvolveu muito, tem uma confluência de bairros”.

A diretora Zoraida comentou do desafio que foi a implantação do campus por ser o primeiro do IFPB com perfil na área de Saúde. “Vejo como um momento de celebração de uma caminhada que a gente apostou e lutou. Com este campus, a gente vai ampliar a missão institucional do IFPB, que é secular e sempre adentrou na área tecnológica. Agora, também consegue se inserir na área de saúde”, comentou a professora Zoraida. Ela adiantou que o próximo passo é dialogar com a Diretoria de Obras do IFPB sobre o projeto. 

A solenidade no Centro Administrativo Municipal teve as presenças do vice-prefeito Léo Bezerra, dos secretários de Gestão Governamental, Diego Tavares, e de Planejamento, José William Montenegro. 

IFPB MANGABEIRA.jpeg


Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Fotos: Sérgio Lucena - da prefeitura de João Pessoa

registrado em: