Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Reitoria dialoga com gestores do Minc e profissionais da cultura

Noticia

Reitoria dialoga com gestores do Minc e profissionais da cultura

Pauta é a construção de um curso de Gestão e Produção Cultural na Paraíba
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/10/2023 17h01 última modificação: 24/10/2023 18h01

A reitoria do Instituto Federal da Paraíba recebeu nesta segunda-feira, à tarde, a visita de gestores do Ministério da Cultura (Minc), e de produtores, pesquisadores e gestores do meio cultural no estado. A reitora Mary Roberta Marinho, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista, e o diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Junior, se reuniram com o secretário executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa; a coordenadora do Escritório do MinC na Paraíba, Rejane Nóbrega, a analista do Escritório do MinC-PB, Raisa Agra; além dos membros do Fórum de Produção Cultural da Paraíba, Alexandre Santos, além de Kátia Regina, Bárbara Duarte Lira e Dina Faria.

O principal ponto de pauta foi a construção de um curso para capacitação de profissionais na área. O curso seria de Gestão e Produção Cultural, além do estabelecimento de uma parceria mútua em diversas áreas como economia criativa.  Na avaliação da reitora do IFPB, foi um dia muito positivo. Ela informou que já há uma formatação inicial para o curso, que será definido dentro dos critérios e do que a instituição já desenvolve atualmente, mas projetando para o futuro.

 “O Ministério nos traz uma demanda de formação que é o papel do IFPB. Estamos à disposição para ouvir este pensar dos estudiosos e dos que vivem a cultura, trazendo estes projetos para que possamos levar ao desenvolvimento das pessoas”, comentou Mary Roberta. Ela informou que já há uma formatação inicial para o curso, que será definido dentro dos critérios e do que a instituição já desenvolve atualmente, mas projetando para o futuro. IFPB E MINC 2.jpeg

A pró-reitora de Extensão e Cultura considerou excelente o encontro que tratou de diversas situações, além da proposição do curso. A participação e parceria do IFPB para eventos na área cultural e na aquisição de instrumentos musicais também foi um ponto tratado na reunião. Sobre o curso, Josi Batista acrescentou que novas conversas vão ser realizadas juntamente à Pró-Reitoria de Ensino para aprofundar a questão.

Durante a reunião, o secretário do Minc destacou as várias oportunidades abertas no momento. A exemplo de um edital específico em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), editais voltados para museus e uma nova etapa da Lei Aldir Blanc. Recentemente o IFPB desenvolveu uma forte parceria com a Secult-PB para facilitar a inscrição de projetos via Lei Cultural Paulo Gustavo, em todos os seus campi.


registrado em: