Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Reitora do IFPB visita nesta terça-feira (17) em Brasília deputado federal Luiz Couto

Mary Roberta e comitiva de diretores gerais discutem com parlamentar possibilidades de investimentos nos campi
por Heranir Oliveira publicado: 18/10/2023 08h12 última modificação: 18/10/2023 09h09

A reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, iniciou nesta terça-feira (17) em Brasília, uma nova rodada de encontros com representantes da bancada federal paraibana. O diálogo visa, entre outras coisas, captar recursos para a instituição e sensibilizar os parlamentares para a importância de investimentos em obras de reestruturação e modernização nos campi.

O primeiro encontro na manhã desta terça-feira foi com o deputado federal Luiz Couto (PT). Na conversa com o parlamentar a reitora Mary Roberta contextualizou a atuação do Campus Cajazeiras e solicitou ao deputado recursos de emenda para a montagem de dois laboratórios de informática, uma área em ascensão no campus. Em Cajazeiras são ofertados ao todo 12 cursos, porém os de maior procura são o Técnico Integrado em Informática e o Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistema.

O diretor do Campus Cajazeiras, Abinadabe Andrade, que acompanha a reitora, explicou ao deputado Luiz Couto que o campus atende cerca de 1.700 estudantes vindos da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte e que a unidade tem um alto consumo de energia elétrica para manter o pleno funcionamento do campus. Diante disso professor Abinadade expôs a necessidade de ações de investimento em uma fonte de energia sustentável, o que seria suprido com recursos de emenda para a aquisição de um Sistema de Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica de 150 kwp.

Estamos aqui para estreitar ainda mais o compromisso que o deputado Luiz Couto tem com a educação no IFPB, sempre destinando emendas como aconteceu no seu mandato anterior, e agora ele reafirma esse compromisso mais uma vez. É gratificante ter um deputado tão atuante em todas as áreas” disse a reitora Mary Roberta.Foto Reitora Mary Roberta com deputado Luiz Couto.jpeg

O deputado Luiz Couto disse que sempre estará a disposição para o atendimento dos pleitos do Instituto Federal da Paraíba. “Aproveito para parabenizar o trabalho que a reitora junto com os gestores vem realizando, nesse sentido podem contar conosco, vamos continuar colocando como prioridade o IFPB” afirmou o deputado.

O diretor do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, que integra a comitiva do IFPB junto com outros diretores, aproveitou a reunião com o deputado Luiz Couto para pedir melhorias na infraestrutura do acesso ao campus. “O deputado se dispôs a marcar uma reunião com o Ministério da Infraestrutura para discutir um projeto de melhoria do acesso do campus Santa Rita para os nossos servidores e a comunidade estudantil, foi muito proveitoso o encontro” disse.

Os outros diretores dos campi também mantiveram diálogos informais com o deputado federal para a viabilidade de investimentos em suas unidades. Luiz Couto também se comprometeu em marcar  uma audiência com o Ministro da Educação para que tome conhecimento das demandas e necessidades do Instituto Federal da Paraíba.

Participaram do encontro os seguinte gestores do iFPB: diretora do Campus Campina Grande, Ana Cristina Alves; diretor do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos; diretor do Campus Itabaiana, Luiz Henrique Nóbrega; diretor do Campus Picuí, Hermano Cavalcante; Diretor do Campus Santa Luzia, Jerônimo Nóbrega; Diretora do Campus Princesa Isabel, Jordânia Lucena; Diretor do Campus João Pessoa, Ricardo Ferreira; Diretor do Campus Monteiro, Abimael Silva; Bruno Allison que representou o diretor do Campus Esperança Valnyr Lira e o diretor do Campus Sousa, Chico Nogueira.