Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > PRPIPG prorroga seleção para projetos de pesquisa e apoio a publicação de artigos científicos

Noticia

PRPIPG prorroga seleção para projetos de pesquisa e apoio a publicação de artigos científicos

São dois editais com períodos de inscrições distintos
por publicado: 05/10/2023 10h36 última modificação: 05/10/2023 10h36

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) prorrogou o prazo de inscrição de dois editais. O primeiro (nº 41/2023) é voltado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham a participação de graduandos egressos do ensino médio público estadual da Paraíba, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o segundo edital (nº18/2023) visa apoiar a publicação de artigos científicos por pesquisadores do IFPB em veículos científicos de alta qualidade.

Confira neste link o edital nº 41/2023 com prazo de inscrição até 09/10

Veja neste link o edital nº18/2023 com prazo de inscrição até 31/10

O edital 41/2023, lançado pela PRPIPG em parceria com Fapesq, tem como objetivo estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência. Neste Edital, há a disponibilidade de 16 bolsas de pesquisa discentes, no valor de R$700,00.

Serão selecionadas propostas voltadas à pesquisa científica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e contemplem as áreas do conhecimento fomentadas pelos Programas da Fapesq: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra;  Ciências Humanas;  Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.

As equipes serão compostas por coordenador de projeto de pesquisa; Orientador/Coorientador de discente pesquisador; colaborador de projeto de pesquisa e discente pesquisador. Os interessados devem observar os critérios de elegibilidade e obrigações descritos no edital 41/2023.

As inscrições devem ser efetuadas pelos pesquisadores coordenadores de projeto/orientadores, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP até o dia 09 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 11 de outubro. O candidato poderá interpor recurso no dia 13 de outubro e a previsão de divulgação do resultado final será no dia 16 de outubro. 

O edital 18/2023 lançado pela PRPIPG e pela Diretoria de Educação a Distância (DED) tem como objetivo apoiar a publicação de artigos científicos por pesquisadores do IFPB em veículos científicos de alta qualidade. O edital oferece apoio financeiro para custear os serviços de tradução de artigo científico para língua estrangeira; revisão de texto e normalização bibliográfica de artigo científico em língua portuguesa ou estrangeira e recolhimento de taxa de publicação do artigo em periódico científico, de qualquer área do conhecimento, ou em evento científico.

Há critérios de elegibilidade para o pesquisador proponente e para o artigo. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 31/10, exclusivamente por processo via SUAP, encaminhado à PRPIPG-RE.