Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Periódicos do IFPB são aprovados em diretório gerenciado pelo IBICT/MCTI

Noticia

Periódicos do IFPB são aprovados em diretório gerenciado pelo IBICT/MCTI

Revistas Principia e ReGOR obtiveram selo diamante no Miguilim
por publicado: 19/10/2023 16h10 última modificação: 20/10/2023 11h33

Os periódicos do IFPB obtiveram a aprovação no diretório das revistas científicas brasileiras (Miguilim), gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi), com mais de 55 anos de existência. O diretório foi criado com o objetivo de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontram dispersas em diferentes plataformas, facilitando o acesso e fornecendo visibilidade às mesmas no intuito de aumentar o impacto da sua produção no cenário internacional.

O Miguilim também tem como objetivos promover a avaliação da qualidade editorial das revistas e instruir os editores científicos em relação aos critérios de avaliação requeridos por serviços de informação científica nacionais e internacionais. Outro objetivo do Miguilim, e que vem sendo amplamente divulgado e difundido pelas agências de fomento, é a divulgação de ações práticas relacionadas aos Movimentos de Ciência Aberta e de Acesso Aberto à informação científica.

Na avaliação da equipe do Miguilim, após o envio e análise das informações enviadas pela Editora IFPB, as revistas Principia e ReGOR obtiveram selo diamante, indicando a qualidade dos periódicos frente a políticas editoriais internacionais e que apoiam a Ciência Aberta e o Acesso Aberto à informação científica.

Para o Diretor da Editora IFPB e Editor-Chefe da Revista Principia, Ademar Gonçalves da Costa Junior, isso indica o trabalho sério e árduo que é realizado no IFPB quanto às questões de ética e qualidade na publicação científica, fornecendo credibilidade junto aos autores que buscam publicar nas revistas da instituição. “Quanto à Revista Principia, o selo também indica que estamos no caminho certo para inseri-la nas grandes bases de dados que estão sendo trabalhadas ao longo do tempo, buscando garantir uma publicação científica de artigos científicos com credibilidade contribuindo com a sociedade em geral”, destacou o professor Ademar.

O diretório Miguilim com as revistas do IFPB pode ser acessado neste endereço. 

Edição: DGCOM do IFPB

registrado em: