Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Novos Bolsistas são recepcionados na NEO Agência de Inovação

Novos Bolsistas são recepcionados na NEO Agência de Inovação

Estudantes irão contribuir com o desenvolvimento de ações no Ecossistema de Inovação do IFPB
por publicado: 31/10/2023 10h23 última modificação: 31/10/2023 10h32

A NEO IFPB Agência de Inovação recebeu os novos bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Gestão da Inovação (PIAGI) no Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 30 de outubro, e teve a participação dos bolsistas Ana Luiza de Albuquerque Tito, João Marcos Dantas de Souza Chaves, Lucas Rickelme Araújo Costa, Carlos Alberto Oliveira Rodrigues e Rafaella de Liguori Abrantes Xavier Marques.

O encontro serviu para apresentar a estrutura do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, composto pela NEO IFPB Agência de Inovação, pelo Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, pelo Polo de Inovação do IFPB e pelo Polo EAD Business.

O Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Moreno, apresentou a evolução histórica desde quando era Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, passando para Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), até chegar a Agência de Inovação, sua estrutura de governança, desafios, perspectivas e o planejamento de novas ações.

O Coordenador de Propriedade Intelectual, Thyago Silveira, falou sobre as atividades de licenciamento junto ao INPI, dentre outras atividades de proteção do ativo intelectual institucional e demandas institucionais.
O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, mostrou a importância da gestão de relacionamento com o setor produtivo para realização de ações, projetos e programas de impacto, em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET).

O Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, fez a historização do Ecossistema de Inovação do IFPB descrevendo as atividades e atribuições do Parque Sinergia do IFPB. Relatou a perspectiva da instituição em participar da Plataforma Integra Portal da Inovação da Rede Federal, que tem o cadastro de pesquisadores, laboratórios, vitrine tecnológica, dentre outros temas ligados à inovação.

“O PIAGI representa o esforço institucional de formar quadros para compreender e incidir de forma qualificada na gestão dos ecossistemas de inovação”, disse Valdecir Moreno, Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação.
Ao final da reunião foi realizada uma visita às instalações, ambientes e laboratórios do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba.

*DGCOM com colaboração de Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira