Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Interesse em profissionalização aumenta procura por cursos técnicos no IFPB

Interesse em profissionalização aumenta procura por cursos técnicos no IFPB

Processo seletivo de 2024 bateu recorde de inscritos. Resultado final sai dia 30 de novembro
por publicado: 24/10/2023 10h30 última modificação: 27/10/2023 14h24

A edição 2024.1 do Processo Seletivo de Cursos Técnicos do Instituto Federal da Paraíba -IFPB teve um aumento significativo de inscritos na modalidade dos cursos técnicos integrados(ensino médio + profissional) em relação as duas últimas edições, o que demonstra o interesse do jovem em se profissionalizar para o mercado de trabalho. Foram mais de 14 mil inscritos na edição 2024 , o que corresponde a um aumento de 15,26% em relação a seleção de 2023.1. Os dados revelaram ainda que se comparado a 2022.1, esse aumento chegou a quase 50%.

Somadas as inscrições em cursos técnicos integrados e subsequentes, o Instituto Federal da Paraíba-IFPB bateu o recorde de todas as edições anteriores com aproximadamente 18 mil inscritos disputando as mais de 4 mil vagas ofertadas. Para o Diretor de Educação Profissional, Vinicius Campos, um dos pontos fortes para esse número expressivo de candidatos é a formação educacional diferenciada da Rede Federal, a qualidade inquestionável do ensino e a projeção positiva do crescimento econômico do país, o que leva a procura por qualificação profissional.

Outro fator relevante em relação a grande procura pelos cursos do IFPB e que contribuiu para o sucesso do PSCT 2024.1 é o compromisso e o esforço da instituição de criar estratégias de comunicação articulada com os campi. “Acreditamos que essa ação conjunta traga nos próximos processos seletivos novos indicadores. Essa é nossa missão enquanto instituição pública gratuita”, conclui Campos .

O IFPB atualmente possui cerca de 17 mil estudantes matriculados em cursos técnicos e oferta mais de 100 cursos entre técnicos e superiores em 21 unidades distribuídos desde o litoral até o sertão do Estado. Seu quadro de docentes é composto em sua grande maioria por doutores e mestres que atuam em vários eixos. Além de cursos Técnicos, nas modalidades de cursos integrados e subsequentes ao ensino médio , a instituição oferta, gratuitamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos Superiores (de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura) e cursos de Pós-Graduação (Latu sensu e Stricto sensu).

O resultado final do PSCT 2024 está previsto para ser divulgado em 30 de novembro.

Acesse o guia de cursos do IFPB Aqui

Ernani Baracho - Jornalista do IFPB  / Arte - Luzivan Silva