Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > IFPB participa de audiência pública na cidade de Boqueirão

IFPB participa de audiência pública na cidade de Boqueirão

Cinco municípios da região se uniram para pleitear um novo campus do IFPB
por Ana Carolina Abiahy publicado: 31/10/2023 14h58 última modificação: 31/10/2023 14h59

O município de Boqueirão realizou, no dia 27 de outubro, uma audiência pública com o objetivo de discutir a instalação de um campus do Instituto Federal da Paraíba. A comunidade pleiteia uma unidade dentro da próxima etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na ocasião, a reitora Mary Roberta Meira Marinho visitou a cidade junto com a equipe gestora para dialogar sobre a questão.

A audiência aconteceu no Ginásio da Escola Agrícola Municipal José Augusto Lira e foi convocada pela Prefeitura de Boqueirão, mas congregou gestores de cinco municípios diferentes. Além da audiência com presença de estudantes, educadores e prefeitos da região, a equipe do IFPB realizou visitas a equipamentos educacionais guiadas pelo prefeito Marcos Freitas, que entregou um projeto técnico solicitando análise junto à Reitoria do IFPB e o Ministério da Educação.

Boqueirao audiencia IFPB - Copia.jpegParticiparam também da audiência o vice-prefeito Moizes Leal, o deputado estadual João Paulo II, a deputada estadual Cida Ramos, o prefeito e vice-prefeito de Barra de São Miguel, João Batista e Fábio Maia, respectivamente, o prefeito de São Domingos, Onildo Lindberg, o prefeito de Caraúbas, Silvano Dudu, e o vice-prefeito de Barra de Santana, Carlinhos de Genésio, além das secretárias de Educação de Boqueirão, Diana Matias, e de Caturité, Janeide Borba.

Na equipe do IFPB, ainda estavam presentes o pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar dos Santos; os diretores-gerais dos campi Sousa, Chicão Nogueira, e Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira; o assessor especial da Reitoria, Adriano Melo, além dos professores Golbery Rodrigues, do campus Campina Grande, e Jesualdo Chagas, de Picuí. A visita faz parte da agenda de análises que o IFPB vem desenvolvendo com vistas a fazer a prospecção de possíveis novas unidades, com base em futuro projeto de expansão do Governo Federal.

boqueirao ifpb insta 5.jpegNa visão da prefeitura de Boqueirão, a instalação do Campus irá beneficiar toda a região do Cariri Oriental com educação de qualidade e de fácil acesso, sendo um passo significativo no ensino de jovens e adultos. Segundo os prefeitos, o Campus do IFPB pode atender à importante demanda da Microrregião do Cariri Oriental, território de grandes potencialidades socioeconômicas e culturais, cumprindo o fundamental papel de interiorização e democratização da educação profissional e superior na Paraíba.

O Instituto Federal da Paraíba instalou um Grupo de Trabalho com a finalidade específica de realizar um estudo sobre possíveis municípios aptos a receber um novo campus do IFPB. Diversos gestores dos campi e da Reitoria participam do GT que ao final pretende lançar um relatório com vistas a subsidiar o MEC na posterior etapa de expansão dos IFs. Os membros do GT têm o desafio de não só pensar em novas localidades, mas também construir uma análise sobre a expansão interna, com a consolidação dos campi existentes, que ainda estão em fases de construção de equipamentos importantes como refeitórios estudantis, ginásios de esportes, bibliotecas, auditórios, laboratórios, novos cursos e carecem de investimentos.