Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > IFPB Campus Campina Grande e o Parque Científico e Tecnológico Sinergia discutem parcerias para fortalecer o Ecossistema de Inovação

Noticia

IFPB Campus Campina Grande e o Parque Científico e Tecnológico Sinergia discutem parcerias para fortalecer o Ecossistema de Inovação

As potencialidades do Ecossistema de Inovação foram apresentadas aos participantes
por publicado: 06/10/2023 11h38 última modificação: 06/10/2023 11h38

Na tarde da quinta-feira, 5 de outubro de 2023, o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB recebeu a visita da Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas, Diretora Geral do IFPB Campus Campina Grande, acompanhada dos Agentes de Inovação Yana Daya Cavalcante Facundo Passos e Katyusco de Farias Santos. Estiveram presentes, Erick Melo e Michel Coura Dias, do Polo de Inovação do IFPB e Laboratório Assert, Valdecir Teófilo Moreno, da Neo IFPB Agência de Inovação, e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

O objetivo do encontro foi discutir parcerias para fortalecimento do ecossistema de inovação com a proximidade do término da construção do prédio que será dedicado ao Centro de Inovação do IFPB Campus Campina Grande, que abrigará 18 novos laboratórios e 12 novas salas para incubação de empresas em áreas estratégicas em diversas temáticas para pesquisa e desenvolvimento de soluções, bem como apresentar as potencialidades dos atuais 63 laboratórios da unidade. Foram apresentadas as possibilidades de projetos, a oferta de capacitações tecnológicas, a realização de eventos, incubação de empresas e projetos de pesquisa aplicada com a Indústria.

O Diretor Geral, Erick Melo, e Coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB, Michel Coura Dias, apresentaram o funcionamento do Ecossistema de Inovação, citando alguns projetos que estão sendo desenvolvidos e realizaram visita as instalações do Parque Sinergia, Polo de Inovação, NEO IFPB Agência de Inovação e do Laboratório ASSERT, bem como as ações que vem sendo realizadas e destacadas as parcerias do IFPB com instituições e empresas, públicas e privadas.

O Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Teófilo Moreno, apresentou as potencialidades de parcerias, com destaque para projetos para execução nos laboratórios de pesquisa e os produtos de inovação em diversas áreas que possam ter interesse de estabelecer parcerias com empresas, bem como apoio ao processo de incubação nos Campi.

Após a visita às instalações do Parque Sinergia, Ana Cristina, Diretora Geral do IFPB Campus Campina Grande resumiu que: “foi muito importante essa visita que poderá trazer grandes oportunidades de parceria, onde levaremos os desafios que estão ocorrendo no nosso Campus, contribuirá para o planejamento e ações para o Centro de Inovação que está sendo finalizado e estruturação mais consistentes de ações conjuntas, nas várias temáticas que poderemos atuar”.

Ana Cristina destacou a importância da parceria entre as instituições para o desenvolvimento da inovação na região. "Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico de Campina Grande", afirmou.

Para Valdecir, Diretor NEO IFPB Agência de Inovação, também ressaltou a importância da parceria. "O IFPB é uma instituição importante para o desenvolvimento da inovação na Paraíba. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos alcançar resultados ainda melhores", disse.

A reunião foi encerrada com a definição de ações conjuntas que serão desenvolvidas nos próximos meses. Algumas ações previstas para o IFPB Campus Campina Grande são: Inauguração do Centro de Inovação; Oferta de cursos de extensão em áreas relacionadas à inovação e empreendedorismo; Realização de eventos de inovação e empreendedorismo; Incubação de empresas; e Ampliação da realização de projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento com a Indústria. Essas parcerias são importantes para o desenvolvimento da inovação na Paraíba e para o fortalecimento do ecossistema de inovação da instituição.

Colaboração – Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.

registrado em: