Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > IFPB anuncia primeiro curso de nível superior na região do Vale do Piancó

IFPB anuncia primeiro curso de nível superior na região do Vale do Piancó

Lançamento oficial do curso de Engenharia Civil no Campus Itaporanga ocorreu no dia 5 de outubro
publicado: 09/10/2023 15h46 última modificação: 10/10/2023 15h37

A população do Vale do Piancó está em festa com a concretização de um antigo sonho: a chegada do primeiro curso de nível superior na região, na modalidade presencial, com o lançamento do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Itaporanga. A cerimônia de lançamento ocorreu na quinta-feira, 5, contando com a presença de diversas autoridades, além da comunidade acadêmica e de lideranças populares.

Ao lançar o curso de Engenharia Civil no Campus Itaporanga, o Instituto reafirma seu compromisso com a oferta do ensino público, gratuito e de qualidade, por meio da promoção do desenvolvimento profissional nos municípios onde atua, buscando sempre suprir as demandas locais e contribuindo para o desenvolvimento do Sertão paraibano. A região do Vale do Piancó é formada por 18 municípios, que juntos possuem mais de 150 mil habitantes.

A educação superior traz no âmago da pessoa o futuro”, afirmou a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, dirigindo-se especialmente aos adolescentes e jovens presentes à cerimônia. “A educação superior requer compromisso”, destacou. Ela enfatizou que sua expectativa, com a chegada do ensino de nível superior ao Campus Itaporanga, é que os jovens da região possam planejar o próprio futuro. “O curso de Engenharia Civil é o pontapé inicial do ensino superior aqui na região, mas outros virão”, disse.

A reitora Mary Roberta acrescentou que a estruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (criada na gestão do presidente Lula em 2008), foi o que permitiu a expansão de cursos superiores no IFPB e em outros institutos. “Nós não podemos desperdiçar cérebros. Quando não se investe nos jovens, o mundo todo perde”, pontuou.

Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, festejou a conquista para a região citando uma célebre frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Em seu discurso, ele agradeceu o empenho dos parlamentares paraibanos no apoio ao Campus Itaporanga e ressaltou que o curso de Engenharia Civil se coaduna com os arranjos produtivos locais, além de ser um curso que visa ao desenvolvimento da região. O curso de Engenharia Civil é um curso que vai absorver egressos do próprio Campus de Itaporanga. Nós temos aqui o curso de Edificações, e muitos desses estudantes buscam fazer o curso de Engenharia Civil em outras localidades, como Cajazeiras ou em Patos".

IFPB lança primeiro curso de nível superior na região do Vale do Piancó (8).jpg

Este é o quarto curso de Engenharia Civil ofertado na Paraíba pelo IFPB. Além de Itaporanga, onde a graduação está sendo instalada, o curso existe em Cajazeiras, Patos e em João Pessoa. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto, a previsão de início das atividades letivas da nova graduação é para o segundo semestre de 2024.

“A partir de 2024.2, o curso de Engenharia Civil será ofertado em Itaporanga. É um motivo de muita felicidade. Aqui na região do Vale do Piancó, temos 18 municípios e 150 mil habitantes que tanto sonharam com um curso superior em nossa região e agora têm esse sonho concretizado”, complementou Ridelson Farias. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, que passarão a 80 no futuro.

Além da reitora Mary Roberta, também participaram da solenidade, Neilor Cesar dos Santos, pró-reitor de Ensino; José Albino Nunes, pró-Reitor de Finanças; Lucrécia Petrucci, diretora de Articulação Pedagógica; Adriano Melo, assessor especial da Reitoria; e José Ronaldo de Lima, diretor-geral do Campus Patos, dentre outros.

Autoridades destacam iniciativa do IFPB

IFPB lança primeiro curso de nível superior na região do Vale do Piancó (3).jpg

Nós estamos aqui para festejar que temos uma reitora de coragem”, afirmou o deputado federal Luiz Couto (PT) durante a solenidade. Parlamentar com forte atuação no fomento ao desenvolvimento do IFPB por meio de emendas, Luiz Couto também reafirmou seu compromisso com o Campus Itaporanga. O deputado lembrou que, agora que a região do Vale do Piancó tem curso superior, é sua função como parlamentar trabalhar para que o Campus Itaporanga obtenha mais recursos para equipamentos e custeio. “Fico muito contente de estar aqui. Pode contar conosco”.

o deputado estadual Taciano Diniz (Avante) — que é natural de Curral Velho, mas passou a infância e a juventude no município de Itaporanga — destacou que aquele era um momento muito importante e feliz para a história do Vale do Piancó. Ele disse que, na condição de cidadão e filho do Vale do Piancó, tem atuado como interlocutor do IFPB junto a outros parlamentares, como os deputados federais e os senadores, para que mais recursos estejam à disposição do Instituto. “O deputado federal Mercinho Lucena esteve mais cedo aqui e assegurou que vai destinar R$ 500 mil em emendas para o IFPB”, declarou, reforçando que a chegada da graduação de Engenharia Civil no IFPB - Campus Itaporanga é um marco histórico.

Também presente à solenidade, o prefeito do município de Itaporanga, Divaldo Dantas, externou seu agradecimento ao IFPB, cumprimentando a reitora Mary Roberta “pela garra e coragem” de implantar o primeiro curso superior, na modalidade presencial, no Vale do Piancó. “Isso era um sonho para a nossa região, e fico muito feliz por se tratar de um curso de uma área de grande relevância, que é o curso de Engenharia Civil”, disse.

Angélica Lúcio – Jornalista do IFPB