Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Enfermeiros do IFPB participam de encontro e discutem ações em prol da saúde do estudante

Programação conta com palestras e capacitações
por Patrícia Nogueira publicado: 09/10/2023 11h04 última modificação: 09/10/2023 11h51

A saúde e o bem-estar do estudante é uma preocupação constante do IFPB e o profissional de enfermagem tem um papel fundamental nesse aspecto. Para dialogar sobre as práticas dos enfermeiros nos campi e o seu papel junto ao aluno, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante, está realizando nos dias 09 e 10 um encontro.

A programação do Encontro de Enfermeiros do IFPB conta com palestras e capacitações que visam estimular a troca de experiências. Cerca de 15 profissionais de vários campi estão reunidos. “O papel da enfermagem na instituição de ensino é fundamental, tendo em vista que estes profissionais são a porta de entrada para o acolhimento do aluno. Dessa forma, é muito importante que os enfermeiros tenham uma capacitação e uma orientação de como direcionar o estudante”, disse o enfermeiro do Campus Monteiro, Lucivaldo Alves.

encontro dos enfermeiros - palestra Inise Machado.jpegUm dos temas abordados no encontro foi a saúde mental do estudante, a importância do acolhimento por parte dos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) dos campi e o encaminhamento para a rede de atenção a saúde da rede pública. Outro aspecto que tem ganhado relevância é o acolhimento a estudantes e familiares com problemas e álcool e outras drogas. A Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Inise Machado de Lima falou sobre o assunto para os enfermeiros. “Nosso foco nesse encontro é mostrar os casos que são consequências do uso e abuso de drogas e como oferecer os meios de ajuda”, pontuou Inise que ressaltou o importante papel educativo que o IFPB tem desempenhado em suas unidades.

“O objetivo desse encontro é tratar as questões do fazer da enfermagem, do acolhimento, da ação do enfermeiro emEncontro dos enfermeiros PRAE.jpeg relação ao estudante, do acolhimento para as práticas de atividades físicas e a promoção de saúde mental, fazendo com que todos estejam engajados nas equipes multiprofissionais do IFPB”, afirmou a Coordenadora de Assistência a Saúde do Estudante, Ana Carolina Simões.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Rivânia Sousa Silva esteve presente na abertura do encontro e deu as boas vindas aos participantes. A programação se estende até o dia 10, finalizando no turno da tarde com uma discussão sobre o processo de trabalho da equipe de enfermagem, compartilhamento de experiências, desafios e conquistas.