Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Caravana do governo federal visita unidades com potencial eólico e solar na Paraíba

Noticia

Caravana do governo federal visita unidades com potencial eólico e solar na Paraíba

Especialistas conhecem detalhes no IFPB em Esperança do Curso de Tecnologia em Sistemas de Energia Renovável
por publicado: 27/10/2023 10h27 última modificação: 27/10/2023 10h29

Representantes do governo federal visitaram esta semana comunidades da agricultura familiar com potencial eólico e solar na Paraíba e em Pernambuco, estados que, junto com o Rio Grande do Norte, têm recebido muitos empreendimentos de energias renováveis nos últimos anos. A programação da caravana também incluiu reuniões com representantes do governo da Paraíba e de instituições federais de ensino técnico e superior

A programação da quarta-feira (25) começou com uma visita ao IFPB em Esperança, a cerca de 150 quilômetros de João Pessoa. A caravana percorreu as dependências do Campus e assistiu, com a presença da reitora do instituto, Mary Roberta Meira Marinho, a uma apresentação sobre o Curso de Tecnologia em Sistemas de Energia Renovável.

O curso de graduação vai ser ofertado no Campus de Esperança e, junto com um curso de Especialização em Agroecologia e Educação do Campo que será oferecido em parceira com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi um dos dois novos cursos aprovados para a Paraíba pela Comissão Pedagógica Nacional (CPN) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no último dia 16.

De acordo com o professor da UFPB José Jonas Duarte da Costa, que é membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e também participou da visita ao Campus do IFPB em Esperança, as atividades da primeira turma do curso de graduação de Tecnologia em Sistemas de Energia Renovável serão iniciadas em 2024 com 50 alunos de estados do Nordeste e do Norte.

A reitora Mary Roberta ressaltou a importância de criação da graduação no momento em que a Paraíba vem recebendo cada vez mais investimentos em parques eólicos e fotovoltaicos. “Estamos empenhados em garantir o sucesso do curso”.

Ainda na quarta-feira os representantes do governo federal se reuniram com dezenas de lideranças rurais e de agricultores familiares no pátio do Banco Mãe de Sementes, no Sítio Quicé, entre os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, para ouvir as demandas das comunidades com relação à implantação de sistemas de produção de energias renováveis. Os agricultores contaram suas trajetórias de resistência e de luta pela terra e por melhores condições de vida.

Nesta sexta-feira (27), os representantes do governo federal vão visitar a região de Santa Luzia, município paraibano onde vêm sendo instalados grandes complexos de geração de energia renovável.

*DGCOM com informações da Assessoria do Incra / Foto: Kalyandra Vaz- Incra

registrado em: