Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Solenidade na Reitoria marca os 114 anos do IFPB

Noticia

Solenidade na Reitoria marca os 114 anos do IFPB

Evento contou com apresentação cultural, parceria institucional, exibição de vídeo e homenagens
publicado: 22/09/2023 19h36 última modificação: 25/09/2023 15h20

Os 114 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foram celebrados, nesta sexta-feira (22), durante uma solenidade no auditório da Reitoria em João Pessoa. A programação incluiu apresentação cultural, assinatura de protocolo de intenções entre o IFPB e o Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região – Paraíba (TRT-13), exibição de vídeo institucional e homenagens, além de um coquetel de congraçamento entre os participantes. A apresentação do coral de alunos do Curso Técnico em Instrumento musical do Campus João Pessoa, sob a regência do professor Ebenézer Lourenço, deu um quê a mais de festividade ao evento.

No início da cerimônia, os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória do professor e ex-gestor do IFPB Bráulio Pereira Lins, que morreu em agosto passado. Logo em sequência, foi apresentada a marca comemorativa dos 114 anos. A arte criada para celebrar o aniversário do Instituto foi desenhada pelo programador visual do IFPB, Pablo França de Freitas, e representa o momento atual da instituição: plural, forte, atuante e única.

Em seu pronunciamento, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, ressaltou que o Instituto tem condições de proporcionar melhorias efetivas na vida das pessoas. “É uma instituição viva: nos seus processos, nas suas ações e nas suas conexões”, afirmou. A reitora lembrou que o IFPB é uma instituição que leva esperança, conhecimento e também amor às comunidades nos campi onde está inserida, sempre atuando com ética, respeito à diversidade e ao meio ambiente, pensando no mundo e nas pessoas.

Solenidade marca os 114 anos do IFPB 1.jpeg

A dirigente ainda fez questão de destacar a presença de três ex-gestores do Instituto, Almiro de Sá Ferreira, João Batista de Oliveira Silva e Itapuan Bôtto Targino, os quais deram expressiva contribuição, cada um em sua época, para a consolidação do IFPB como uma das mais importantes instituições da Paraíba.

No decorrer da solenidade, a reitora Mary Roberta e o presidente do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, formalizaram um protocolo de intenções. “Hoje nós assinamos um termo. Esta parceria está muito ampla. Fomos acolhidos. Nós estabelecemos vínculos muito fortes agora com o TRT. O IFPB hoje vibra”, afirmou a reitora Mary Roberta. Ao saudar o Instituto, o desembargador Thiago de Oliveira ressaltou que estava muito feliz com a parceria com o IFPB. “Uma instituição centenária, respeitada, diversa e inclusiva. Meus parabéns”.

Ao longo do tempo, o IFPB e o Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba têm sido parceiros em importantes ações para o desenvolvimento da educação, para o estímulo à empregabilidade e à capacitação profissional e consequente desenvolvimento econômico do Estado.

Solenidade marca os 114 anos do IFPB 16.jpeg

Em seguida à assinatura do  protocolo de intenções entre o IFPB e o TRT-13, foi exibido um vídeo institucional comemorativo dos 114 anos. Logo após, como forma de inovar a solenidade, houve a substituição da mestre de cerimônias, e o evento passou a ser conduzido por duas estudantes do Instituto: Marina Daiane, discente do curso de Edificações, e Arielly Araújo, discente de Secretariado.

Solenidade marca os 114 anos do IFPB 12.jpeg  Solenidade marca os 114 anos do IFPB 9.jpeg   Solenidade marca os 114 anos do IFPB 10.jpeg

A cerimônia alusiva aos 114 anos do IFPB foi transmitida ao vivo pela TV IFPB em seu canal no YouTube. Acesse aqui.

Criação da Medalha Bráulio Pereira Lins

 Solenidade marca os 114 anos do IFPB 8.jpeg

Um ponto de destaque na sessão foi o anúncio da criação da Medalha Bráulio Pereira Lins. A honraria foi instituída com o objetivo de homenagear pessoas que se destacam na gestão pública por meio do seu trabalho. A ideia é celebrar a dedicação de personagens com valorosa importância para a construção da história do IFPB. Na ocasião, Estefânia Nóbrega de Mendonça Lins, filha do professor Bráulio Pereira, recebeu em mãos a Resolução Ad referendum 35/2023, do Conselho Superior do IFPB, que instituiu a honraria póstuma dedicada ao docente recém-falecido.

Professor da área de Mecânica, Bráulio Pereira Lins foi diretor da então Escola Técnica Federal da Paraíba no período de 1991 a 1995. Durante o seu mandato, ele inaugurou a unidade da ETFPB em Cajazeiras (hoje Campus Cajazeiras), além de desempenhar um papel fundamental na construção de uma educação democrática e de qualidade no Estado da Paraíba. Ele também atuou em Brasília, junto ao Ministério da Educação, e foi presidente da Associação dos Servidores do IFPB em 1979. O ex-diretor faleceu em Brasília-DF, no dia 28 de agosto deste ano, após travar uma luta contra um câncer.

Cerimônia homenageia dirigentes, professores e estudantes

Uma instituição de 114 anos não se faz sozinha. Para isso, entram em cena atores diversos, como dirigentes, professores e estudantes. Simbolicamente, parte deles foi homenageada nesta sexta-feira, com entrega de medalhas, certificados de reconhecimento e mudas de plantas diversas.

Durante a cerimônia, a reitora Mary Roberta entregou a Medalha do Mérito Educacional do IFPB - Coriolano de Medeiros a duas personalidades: o engenheiro civil Sérgio Rolim Mendonça e a professora Maria da Conceição Castro Cordeiro. A comenda tem como objetivo homenagear pessoas que se distinguiram pela contribuição ao desenvolvimento do Instituto Federal da Paraíba e à causa da Educação Profissional no País.

  •  Sobrinho-neto de Coriolano de Medeiros, Sérgio Rolim é Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da UFPB, Engenheiro Sanitarista pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP e Mestre em Controle da Poluição Ambiental pela Leeds University da Inglaterra. É membro fundador e ex-presidente da Academia Paraibana de Engenharia e professor emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre outras qualificações.
  •  Servidora aposentada do IFPB, a professora Maria da Conceição Castro Cordeiro continua atuando de forma ativa na instituição. Possui Licenciatura em Psicologia pela UEPB e mestrado em Educação pela Uninorte. Atualmente é presidente da CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFPB, com um intensivo trabalho à frente dos processos de Reconhecimento de Saberes e Competências de docentes, com reconhecimento nacional pela sua atuação.                                                                                 

Também foram homenageados professores e estudantes do IFPB que se destacam em competições nacionais e internacionais, levando o nome da instituição ao mais alto patamar em premiações mundo afora, além dos diretores-gerais dos 21 campi do IFPB e do gestor do Polo de Inovação.

Solenidade marca os 114 anos do IFPB 5.jpeg   Solenidade marca os 114 anos do IFPB 6.jpeg   Solenidade marca os 114 anos do IFPB 3.jpeg

Solenidade marca os 114 anos do IFPB 4.jpeg   Solenidade marca os 114 anos do IFPB 7.jpeg   Solenidade marca os 114 anos do IFPB 2.jpeg

HISTÓRIA

Atualmente conhecido pela sigla IFPB, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba nasceu em 23 de setembro de 1909 com o nome de Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo de sua história possuiu outras denominações até se consolidar com a atual a partir de 2008.

Hoje, o IFPB está presente do Litoral ao Sertão da Paraíba, levando ensino público e de qualidade para toda a sociedade paraibana por meio dos seus 21 campi. Com base nos pilares da pesquisa, ensino e extensão, o Instituto contribui de forma significativa para o avanço da Educação em nosso Estado e em nosso país.

 Por Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB