Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Revista Principia publica o número 3 do volume 60

Noticia

Revista Principia publica o número 3 do volume 60

Periódicos do IFPB passam por testes em novo sistema de publicação
por Ana Carolina Abiahy publicado: 14/09/2023 16h23 última modificação: 14/09/2023 16h23

A Revista Principia, periódico de divulgação científica do IFPB, acaba de publicar mais uma edição neste ano de 2023. Trata-se do número 3 do Volume 60 que conta com  20 artigos em 11 áreas do conhecimento, com pesquisadores de 22 instituições do país, de 10 estados. Acesse aqui o novo número. 

Conforme destaca o editor-chefe da Revista Principia, Ademar Gonçalves da Costa Junior, isto indica que o periódico tem atingido uma divulgação interessante em outras instituições de diversas regiões no Brasil, o que é corroborado pelas mais de 1200 citações segundo o Google Acadêmico. Confira neste link.  

Ademar, que também é diretor da Editora IFPB, informa que neste momento estão sendo realizados os testes finais da nova versão do sistema OJS (Open Journal System), plataforma que o IFPB e diversas instituições utilizam para editar e publicar revistas acadêmicas. O professor Ademar acredita que este esforço trará maior flexibilidade ao gerenciamento editorial, bem como ferramentas mais atualizadas para a realização de uma melhor divulgação dos artigos já publicados. 

“Além disso, estamos finalizando as mudanças necessárias na política editorial, adequando a Revista Principia para a submissão às grandes bases de dados, nas quais, sendo aprovada, dará maior visibilidade aos autores que já publicaram conosco, bem como fortalecerá a credibilidade da revista perante a comunidade acadêmica”, ressaltou o editor.

O diretor da Editora do IFPB também reforçou o apelo das demais revistas científicas e de congressos nacionais e internacionais sobre os convites realizados para possíveis avaliadores/revisores de trabalhos submetidos. “Temos, infelizmente, um crescente número de convites que não recebem retorno por parte dos convidados, o que torna o trabalho dos editores associados e editores-chefes dos periódicos e dos congressos um pouco mais difícil, na busca por novos avaliadores. Caso recebam algum convite e por algum motivo não possam realizar essa nobre tarefa, não fiquem receosos de rejeitá-lo, pois é perfeitamente compreensível a não participação em determinado momento”, comentou Ademar.

Ele ressaltou que os artigos devem trazer contribuições às pesquisas que estão sendo ou serão realizadas. “Também convidamos a todos para que submetam seus trabalhos, que serão avaliados e, caso tenham a aceitação, já poderão estar disponíveis no estágio Early View esperando ser alocados em um número regular da Revista Principia". 

 


registrado em: