Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > PRPIPG seleciona bolsistas estudantes de graduação para atuar em projetos de pesquisa

Os dois editais lançados têm períodos de inscrições distintos
por publicado: 28/09/2023 16h56 última modificação: 29/09/2023 13h41

A PRPIPB divulgou dois editais destinados à seleção de bolsistas estudantes de graduação, sendo o primeiro (nº 41/2023) voltado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham a participação de graduandos egressos do ensino médio público estadual da Paraíba, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o segundo edital (nº42/2023), voltado para a atuação no apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para os sistemas institucionais de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

O edital 41/2023, lançado pela PRPIPG em parceria com Fapesq, tem como objetivo estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência. Neste Edital, há a disponibilidade de 16 bolsas de pesquisa discentes, no valor de R$700,00.

Serão selecionadas propostas voltadas à pesquisa científica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e contemplem as áreas doconhecimento fomentadas pelos Programas da Fapesq: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra;  Ciências Humanas;  Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.

As equipes serão compostas por coordenador de projeto de pesquisa; Orientador/Coorientador de discente pesquisador; colaborador de projeto de pesquisa e discente pesquisador. Os interessados devem observar os critérios de elegibilidade e obrigações descritos no edital 41/2023.

As inscrições devem ser efetuadas pelos pesquisadores coordenadores de projeto/orientadores, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP. No período de 28 de setembro a 4 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 09 de outubro. O candidato poderá interpor recurso no dia 10 de outubro e a previsão de divulgação do resultado final será no dia 11 de outubro.

Há também o edital 42/2023, que trata da seleção de bolsistas estudantes do IFPB para apoio ao desenvolvimento de sistemas para as atividadesde Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A inscrição é feita via formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/qmxdagygZUN2SrdTA, no período de inscrição 02 a 6 de outubro e envio dos documentos em conformidade com o edital.

Para candidatar-se, o interessado deve estar regularmente matriculado no IFPB em um dos seguintes cursos superiores:   Tecnologia em Sistemas para Internet; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Redes de Computadores; Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações; Tecnologia em Telemática; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Licenciatura em Computação e Informática EAD. Também é preciso ter conhecimento básico em: HTML, CSS, JavaScript, PHP/Python e Banco de dados e ter disponibilidade de tempo horas semanais) para exercer as atividades de bolsista, em horário oposto ao de suas atividades acadêmicas.

As bolsas  previstas para o edital nº 42/2023 serão concedidas pelo IFPB, por um período de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período, dependendo da necessidade do Programa e da disponibilidade orçamentária da PRPIPG, da PRE e/ou da PROEXC. O valor de cada bolsa será R$1.000,00 para a carga horária de 20 horas semanais.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB