Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Estudantes de cinco campi são selecionados no IFPB ICT Competition

Noticia

Estudantes de cinco campi são selecionados no IFPB ICT Competition

Palestras de especialistas externos foram bastante prestigiadas. Gestores participaram da cerimônia
por Ana Carolina Abiahy publicado: 04/09/2023 16h00 última modificação: 04/09/2023 16h18

A programação do IFPB ICT Competition terminou na noite desta sexta-feira com muita emoção, bom humor e conteúdos instigantes de especialistas externos. A competição premiou os três primeiros lugares de cada trilha do conhecimento na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs-ICT), além de conceder medalhas de participação também. A cerimônia foi realizada no Auditório José Marques, no campus João Pessoa do IFPB, e teve a presença da reitora Mary Roberta Marinho, da pró-reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, do pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar, do diretor do campus JP, Ricardo José Ferreira, e do diretor do Polo de Inovação, Erick Melo. O evento teve ainda o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Funetec-PB.

Depois de semanas de preparação online, os estudantes de seis campi do IFPB participaram das provas práticas na manhã de 1 de setembro, no Parque Sinergia. Pela primeira vez, foi aberto um edital para todos os campi do IFPB para selecionar estudantes interessados em se prepararem para a seletiva da Huawei ICT Competition, competição mundial organizada pela empresa chinesa líder na área de TICs. O IFPB já teve campeões em edições anteriores, vindos do campus JP. A reitora Mary Roberta afirmou que a seleção interna onde todos os campi do IFPB podem participar agora faz parte do calendário oficial da instituição.  IFPB ICT COMPETITION 3.jpeg

O professor Michel Coura Dias, um dos organizadores do evento, ressaltou que foi muito importante conhecer os grandes talentos espalhados pelos campi e destacou a qualidade dos palestrantes de outros Estados que se apresentaram. “Trouxemos palestrantes de renome nacional, diretores de grandes empresas e com expertise para dividir seu conhecimento com a comunidade e isto vai ficar disponível para todos por meio da gravação da TV IFPB, no canal do YouTube”, apontou Michel.

Na trilha Computing, o primeiro lugar ficou com Guilherme Moraes de Lira, do campus Guarabira; em Cloud, o primeiro colocado foi Vinicius Silva Simao, da capital; em Networking, a medalha de ouro foi para Henrique Felisberto da Silva Damião, também de JP. Na trilha Innovation, a escolha foi por equipes e a primeira colocada foi a Mandacaru Tech, do campus Patos. Acesse o resultado final aqui. 

IFPB ICT COMPETITION (2).jpegO primeiro lugar em Innovation, Gabriel de Lima Ferreira, cursa Engenharia Civil no IFPB Patos e frisou que a seleção foi bem desafiadora tanto do ponto de vista das novas tecnologias empregadas quanto das metodologias. Segundo ele, o conhecimento pode ser vivenciado em diversas atividades. 

São 12 estudantes que devem ficar em treinamento, recebendo bolsa mensal remunerada do IFPB para se preparar para as seletivas da Huawei, onde competem equipes de centenas de instituições de todo o mundo, iniciando com a etapa Brasil. 

Os palestrantes foram Amanda Ampessan Cavali, Membro da Angel Investor Club e Analista de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Certi; Thyago Monteiro, CTO da Connectoway; Marcos Maia, Membro da Inovativa Brasil e CEO da Osten Games, e Fernanda Coimbra, Diretora de RH da Connectoway.