Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > NOTA OFICIAL

Em solidariedade ao Instituto Federal Catarinense
por publicado: 20/09/2023 15h20 última modificação: 20/09/2023 15h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vem prestar solidariedade ao  Instituto Federal Catarinense (IFC) diante das declarações do padre Mateus Réus dos Reis, pároco responsável pela Paróquia São João Paulo II, situada no bairro Nova Brasília, em Sombrio-SC.  O religioso afirmou que os professores do IFC estariam levando os alunos ao ateísmo, entre outras acusações infundadas,  em uma tentativa de desvalorizar o trabalho da Instituição.

O IFPB reafirma o seu posicionamento em defesa da educação integral e democrática de seus estudantes e a pluralidade de visões. Reproduzimos abaixo a nota oficial divulgada pelo IFC, cujo teor reiteramos e apoiamos.

Instituto Federal de Santa Catarina

Nota oficial do IFC 18/09

O Instituto Federal Catarinense (IFC) vem a público repudiar veementemente as declarações do padre Mateus Réus dos Reis, pároco responsável pela Paróquia São João Paulo II, situada no bairro Nova Brasília, em Sombrio-SC.

Em sua homilia, no dia 10 de setembro, o padre afirma que, ao frequentar o Instituto Federal, os estudantes automaticamente se tornam “ateus convictos”, e que nossos professores estariam “propagando o ateísmo”. O religioso faz ainda uma associação preocupantemente irresponsável dessas ações inverídicas ao suicídio de jovens — em pleno Setembro Amarelo, diga-se.

Mesmo compreendendo o absurdo disparate de tais declarações, entendemos que devemos manifestar nosso repúdio diante delas, uma vez que somos uma instituição que baseia todas as suas ações na disseminação do conhecimento e da Educação.

A missão oficial do IFC é a seguinte: “Proporcionar educação profissional, atuando em ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento regional”. Este é o norte de nossas ações, e que permeia todas as iniciativas da nossa comunidade acadêmica — incluindo-se aí os projetos pedagógicos de nossos cursos e a atuação dos professores. Diante disso, é simples perceber que interferir sobre as escolhas religiosas de nossos estudantes não só não nos cabe, também não nos interessa, uma vez que elas nada têm a ver com nossa missão.

Inclusive, convém ressaltar que o IFC, enquanto instituição federal, atua a partir da concepção constitucional de estado laico, o que, ao contrário do que se comumente acredita, não significa o combate às religiões, e sim o acolhimento irrestrito de todas elas — incluindo o Cristianismo.  A Constituição Federal assegura a liberdade religiosa, o respeito e a proteção às diversas crenças e também a separação entre Estado e Igreja — conceitos diametralmente opostos a qualquer tipo de preconceito religioso ou pregação anti-religião. E que nos são caros, enquanto instituição que se baseia em uma cultura de respeito à diversidade.

Infelizmente, essa é apenas mais uma de diversas ações difamatórias provindas de uma parcela da população que acredita ter nas instituições federais de ensino um inimigo das suas noções de moral e bons costumes. Temos diversos exemplos, entre nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, de que a atuação do Instituto Federal resulta em significativo desenvolvimento socioeconômico e cultural para as comunidades em que seus campi estão inseridos e para todo o Estado, apoiado na multiplicação do conhecimento de nossos egressos e na inovação social e tecnológica produzida por nossos extensionistas e pesquisadores. O Campus Avançado Sombrio, em atuação desde 1993, é um exemplo dessa contribuição do IFC para a região. Convidamos a comunidade de Sombrio a conhecer de perto as nossas iniciativas, e reafirmamos que atitudes como a do supracitado pároco jamais abalarão nossa dedicação à educação de qualidade e à formação cidadã de nossos estudantes — seja qual for o seu credo religioso.

Instituto Federal Catarinense, em nota disponível neste link.