Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Missão Institucional à China e política de segurança são temas de reunião

Missão Institucional à China e política de segurança são temas de reunião

Colégio de Dirigentes debateu os temas e fez encaminhamentos
por Patrícia Nogueira publicado: 29/09/2023 11h29 última modificação: 02/10/2023 14h11

A Missão Institucional à China e o Plano de Segurança do IFPB foram debatidos na manhã desta sexta-feira (29) no âmbito do Colégio de Dirigentes, órgão que reúne Pró-Reitores, Diretores Gerais e Sistêmicos do IFPB.

Os resultados da visita institucional à China foi apresentados pelo Professor Allysson Macário que juntamente com a Reitora Mary Roberta e a Assessora Internacional Mônica Montenegro integraram a comitiva do IFPB. A viagem aconteceu no mês de julho e tratou sobre a execução do projeto do Telescópio Bingo, acordos de parceria com universidade chinesa e visita a empresas na área de tecnologia com a perspectiva de realizar acordos de cooperação.

O professor Allysson Macário, que é representante do projeto Bingo, detalhou cada atividade diária realizada na China, onde foram feitas reuniões e visitas técnicas, políticas e institucionais. "A nossa missão na China foi importante em todo seu contexto sobretudo dentro do viés político e institucional", disse. Segundo Allysson Macário, o projeto Bingo contará com um investimento na ordem de aproximadamente R$35 milhões e terá apoio do governo federal e estadual. "Trata-se de um grande projeto de engenharia", disse o professor ao detalhar cada etapa da implantação que trará benefícios para o ensino, pesquisa e desenvolvimento regional.

A Assessora de Relações Internacionais, Mônica Montenegro, ressaltou a importância da viagem no sentido de promover acordos de cooperação e protocolos de intenções que irão possibilitar o intercâmbio entre estudantes e servidores. "Estamos numa rota da internacionalização do Estado brasileiro. Temos que mostrar nosso pontencial", afirmou a Assessora Internacional ao apontar que os planos de trabalho estão sendo construídos.

A Reitora Mary Roberta lembrou que a China é um país de referência econômica, científica e tem grande interesse em parcerias no IFPB. Ela informou que o IFPB está sendo contemplado com a implantação de um laboratório de tecnologica gêmeo com a China, proporcionando um forte elo com pesquisadores de ponta, estudantes e servidores. A reitora informou que o IFPB irá fortalecer a internacionalização ampliando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Outros membros do Codir parabenizaram e elogiaram o trabalho da comitiva e os resultados da visita à China. "O Bingo irá além do P&D para nossa Paraíba. Ele vai despertar o interesse dos jovens e adultos para a cultura da inovação. Além de trazer benefícios relativos ao turismo na região com o objetivo de conhecer e aprender sobre ciência e tecnologia", disse o Diretor do Polo de Inovação Erick Melo.

Minuta sobre a Política de Segurança do IFPB foi apresentada

O segundo momento da reunião foi a apresentação sobre a minuta da Política de Segurança Institucional (PSI-IFPB) apresentado pelo Assessor Especial da Reitoria Adriano Melo.

Adriano iniciou sua apresentação contextualizando a minuta e informou que os trabalhos da comissão iniciaram em março com muitos dilemas. "Atravessamos um período atípico com uma grande onda de ameaças e violência nas escolas e isso fez com que fosse necessário dialogar com outras instituições", disse.
A minuta apresentada deverá passar pela análise dos conselhos diretores de cada campus e devem ser debatidas com a comunidade. "Queremos que a minuta chegue no Conselho Superior com a legitimidade necessária para que seja colocada em prática", pontuou.

A minuta da Política de Segurança Institucional traz aspectos como: orientação para elaboração de normas, práticas e procedimentos, auxiliando na tomada de decisões. Toda a política está baseada na concepção de segurança cidadã e servirá como eixo norteador para a elaboração de demais documentos normativos.
"Estamos trazendo esse tema para o Colégio de Dirigentes porque entendo que vocês têm uma importância singular na análise de cada artigo da política", disse a Reitora Mary Roberta informando que os dirigentes devem discutir internamente com suas comunidades locais.

A comissão responsável por formular a política é composta por: Adriano Melo, João Miguel Neto, Abinadabe Silva, Carlos Montenegro Jr, Hertha Pessoa, Regina Negreiros, Thalita Lacerda, Letícia Lacerda, Leandro Levy, Júlio Cézar Dantas.