Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB realiza Encontro Mesorregional do Pibid e Residência Pedagógica

Noticia

IFPB realiza Encontro Mesorregional do Pibid e Residência Pedagógica

A etapa litoral acontece na capital e termina nesta sexta, dia 29. São mais de 1000 bolsistas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 28/09/2023 15h09 última modificação: 28/09/2023 15h29

O Instituto Federal da Paraíba está realizando o primeiro Encontro Mesorregional dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP). A etapa litoral teve início na manhã desta terça-feira e terminará na sexta, 29 de setembro. É possível participar presencialmente no Auditório da reitoria do IFPB, na capital paraibana, e também de modo remoto para participantes do Pibid. No âmbito do IFPB, os dois programas têm 1.149 estudantes bolsistas atuando em escolas públicas do sertão ao litoral paraibano.

A etapa Borborema está marcada para Campina Grande nos dias 26 e 27 de outubro e a etapa Sertão acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, possivelmente em Sousa ou Princesa Isabel. Estas etapas também contam com a possibilidade de participação online para participantes do Pibid. O objetivo dos Encontros é socializar as experiências vivenciadas nos 30 núcleos do Pibid e nos 27 núcleos da Residência Pedagógica e promover o diálogo interinstitucional acerca dos avanços e desafios dos programas. 

A coordenadora dos cursos de Licenciatura do IFPB, professora Ana Maria Zulema Pinto Cabral da Nóbrega, destaca que a instituição é a que agrega o maior número de participantes no estado, superior ao das universidades que também atuam nos programas. Ela comenta que o IFPB já vinha pleiteando um aumento no número de estudantes bolsistas, devido ao desenvolvimento e ampliação dos programas, mas somente no novo Governo Federal é que aconteceu esta expansão.

A abertura oficial do evento neste dia 28 contou com as presenças da reitora Mary Roberta Meira Marinho; do pró-reitor de Ensino, Neilor César dos Santos; do diretor de Ensino Superior, Richardson Marinheiro, e a representante da Secretaria de Educação de João Pessoa, Maria Oliveira de Moraes.  O evento abrange o ciclo 2022-2024 e tem como tema geral "Compartilhando experiências e perspectivas". PIBID RP EVENTO LITORAL 1.jpeg

Todos os cursos de Licenciatura do IFPB participam dos programas: Ciências Biológicas; Educação Física; Física; Letras; Matemática e Química. São estudantes e docentes dos campi Cabedelo, Princesa Isabel, Sousa, Campina Grande, João Pessoa, Picuí e Cajazeiras, envolvendo também os polos de Educação à Distância. Com os programas, o IFPB consegue chegar ainda a outros municípios como Bayeux, Manaíra, Tavares, Juru, Imaculada, Cuité e Água Branca. São 156 escolas públicas atendidas, entre municipais e estaduais, como ressalta Ana Zulema. 

Ela frisa que são mais de 170 professores das escolas públicas que também recebem bolsas para participar do programa como supervisores e preceptores, além dos coordenadores de área e docentes orientadores dos campi do IFPB, que também são bolsistas. Os programas são fundamentais para discutir e disseminar novas metodologias de ensino, trabalhar práticas inovadoras, estimular a inclusão e promover a integração entre as redes públicas de educação. As escolas-campo como são chamadas são territórios de aprendizagem importantes para os estudantes de licenciaturas dos institutos federais e das universidades. 

Acesse aqui o site de inscrições dos Encontros Mesorregionais do Pibid e RP no IFPB. 

registrado em: