Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB lança edital do Programa Conecta Mais - Q Inova

IFPB lança edital do Programa Conecta Mais - Q Inova

Iniciativa vai estimular e fomentar propostas voltadas à qualidade de vida
por Ana Carolina Abiahy publicado: 06/09/2023 16h11 última modificação: 06/09/2023 16h12

Um novo programa foi lançado pelo Instituto Federal da Paraíba para estimular projetos ligados à qualidade de vida. O Programa Conecta Mais - Q Inova pretende fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de extensão tecnológica (PD&I e ET), visando a implementação da Política de Incentivo à Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação voltada para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação para Qualidade de Vida.

Trata-se de uma iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e de Extensão e Cultura (Proexc). O programa vai trabalhar com os seguintes eixos; Educação; Mobilidade urbana; Moradia; Saneamento básico; Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional no combate à fome; Segurança Hídrica; Tecnologias Assistivas; Convivência com o semiárido; Enfrentamento dos efeitos adversos da crise climática; e Outras tecnologias sociais.

Para esta primeira chamada, a Diretora de Pesquisa, Deyse Morgana Correia, informou que serão priorizados os projetos de Segurança Alimentar e Nutricional e de Tecnologias Assistivas. O primeiro edital vai trabalhar com três linhas: Conecta Vida, Conecta Rede e Conecta Pós. "Uma novidade é que será pontuado e incentivado a participação de mulheres nas ciências, no formulário de produtividade", comentou Deyse.

O programa funciona com a sistemática de ciclos, devendo cada projeto funcionar por seis meses e passar por uma avaliação. Aqueles que tenham potencial podem continuar recebendo fomento por até 24 meses, sendo reavaliados a cada seis meses. Nos dois ciclos seguintes, será avaliada a possibilidade de fomento interno e/ou externo, e o potencial para “spin off” acadêmica ou para incubação, ficando a Agência de Inovação do IFPB (NEO) responsável por acompanhar a prospecção de parceiros externos.

Na linha Conecta Vida, devem ser financiados 10 projetos. O total investido por projeto é de R$ 13.200,00. Na linha Conecta Rede, serão estimulados cinco projetos multicampi, com investimento de R$ 17.400,00 para cada um. Na linha Conecta Pós, o interesse é na verticalização do ensino, devendo cada projeto conter estudantes dos três níveis, técnico, superior e pós-graduação. Serão dois projetos fomentados com recurso de até R$ R$ 28.600,00 para cada.

Cada fomento terá recursos para bolsas de estudantes, apoio financeiro de custeio e apoio financeiro de capital. A bolsa para estudante do nível técnico/médio é de R$ 300 mensais, para o da graduação é de R$ 700 e para o da pós é de R$ 2.100. Além dos discentes pesquisadores e voluntários, cada proposta deve ter Coordenação; Orientador e Colaborador (interno ou externo).

A inscrição das propostas será no período de 11 a 25 de setembro, por meio do Suap. O resultado preliminar está previsto para 04 de outubro. Os projetos devem iniciar ainda em outubro deste ano.

Acesse aqui o Edital.