Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB já tem campeões nos Jogos dos Institutos Federais Nordeste

Noticia

IFPB já tem campeões nos Jogos dos Institutos Federais Nordeste

A natação teve medalhas de ouro e recordes. Delegação tem 92 estudantes atletas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 27/09/2023 15h09 última modificação: 27/09/2023 16h27

Os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) da etapa Nordeste estão acontecendo até o dia 01 de outubro, em Natal, no Rio Grande do Norte, sob a organização do IFRN. Mas, o Instituto Federal da Paraíba já tem uma participação marcante como campeão e recordista em uma modalidade: a natação.

O estudante do Campus João Pessoa, José Alexandre Silva de Sousa, conquistou o Ouro nos 100 metros costas, inclusive batendo recorde. Ele também obteve ouro nos 400m livre, novamente conquistando recorde no tempo. Alexandre ainda foi medalha de ouro nos 100m medley e prata nos 50 metros peito. Ana Raquel Oliveira de Sousa do campus JP foi medalha de Ouro nos 100m medley e 100m costas, onde alcançou o recorde, conquistou também a prata nos 50m livre e 50m costas. Ainda do campus João Pessoa, o aluno Paulo Henrique Vieira da Silva Oliveira alcançou o Ouro nos 50 metros costas e 800m livre e foi medalha de Bronze nos 100m livre e 50m livre. 

Do Campus Campina Grande, a aluna Vanessa Renally Dantas foi medalhista de Ouro nos 50m peito e 800m livre, medalha de Prata nos 100m livre e de Bronze nos 50m costas. Os estudantes da Natação tiveram como responsável técnico os professor Davi de Sousa Silva e apoio técnico o docente Geilson Lucas de Lucena. 

A diretora de Educação Física do IFPB, Brígida Batista Bezerra, informa que o IFPB está com 92 estudantes atletas na competição que é seletiva para o JIFs Nacional. Ao todo, a delegação tem 114 pessoas. O IFPB está disputando medalhas no handebol, voleibol, vôlei de praia, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô e natação, todas com atletas femininos e masculinos. O basquete foi a única modalidade em que se classificou apenas o time masculino. JIFS NE abertura IFPB.jpeg

Na abertura, no dia 25 de setembro, a reitora Mary Roberta Meira Marinho fez questão de comparecer para prestigiar os estudantes esportistas do IFPB. Ela ressaltou a relevância do esporte para o desenvolvimento físico, emocional e social no ambiente educativo. Os atletas do IFPB participantes foram campeões dos Jogos Intercampi promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com etapas divididas pelas regiões do estado. 

JIFS NE paralimpico IFPB.jpeg A professora Brígida ressaltou a importância dos JIFs promoveram a primeira edição do Festival Paralímpico de atletismo, que não tem caráter competitivo mas é decisivo para promover a inclusão no ambiente esportivo escolar. O IFPB está participando com os atletas Jesse Dias e Erick Andrade, ambos do Campus Patos. O responsável técnico é o professor Guilherme Vasconcelos de Paros. 

Nesta quarta-feira, iniciaram as competições de xadrez. Em alguns times como o de futsal feminino, há uma reunião de atletas de vários campi. O JIFs Nacional será realizado em Fortaleza, no Ceará, de 23 a 27 de outubro. A competição conta com o apoio do Conif, reunindo cerca de 1200 atletas. 

Resultados do dia 26 - O time de futsal do IFPB venceu o do IFMA por WO. No handebol, a equipe feminina do IFPB venceu o IF Sertão Pernambucano e no masculino perdeu para o IFMA. No vôlei feminino, o IFPB venceu o IFCE e no masculino perdeu para o IFPI. No vôlei de areia feminino, o IFPB ganhou do IFCE.