Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB e Unicamp realizam primeira reunião sobre Energias Renováveis

Noticia

IFPB e Unicamp realizam primeira reunião sobre Energias Renováveis

As duas instituições foram selecionadas para abrigar um centro latino-americano
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/09/2023 16h02 última modificação: 29/09/2023 17h58

Equipes do Instituto Federal da Paraíba e da Universidade Estadual de Campinas realizaram uma primeira reunião para tratar de ações na área de Energias Renováveis. O IFPB e a Unicamp foram as duas instituições públicas selecionadas pela Organização Latino-Americana de Energia (Olade) para a instalação de um Centro de Demonstração em Energias Renováveis e a oferta de cursos nesta área. A seleção foi feita em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e de Minas e Energia (MME). 

A reunião remota foi realizada nesta terça-feira e teve as presenças da pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista, de gestores da Proexc, de diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, além de docentes envolvidos com a temática como o professor Ademar Gonçalves da Costa Junior e o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo. 

A Unicamp participou por meio da equipe do Centro Paulista de Transição Energética (CPTEn), coordenado pelo professor Luiz Carlos Pereira da Silva,  apresentando ações já desenvolvidas, a exemplo do projeto Campus Sustentável. Possíveis projetos que estão sendo estabelecidos e planejados com a temática da Transição Energética entre a Unicamp e parceiros institucionais também foram discutidos. 

O professor Ademar explicou que além do centro latino-americano aprovado, o IFPB pretende implantar o Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CEDDERS), o que também foi abordado na reunião virtual. O IFPB pretende ir além das ações oriundas do projeto Etrela IKI - Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Energia Renovável Educação e Treinamento na América Latina.

As ações do CEDDERS também podem englobar o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Programa EnergIFE). O IFPB relatou na reunião as experiências vividas nas turmas de qualificação profissional na área de energias renováveis bem como por meio de cursos técnicos e diferentes campi. 

O professor Erick Melo também apresentou as ações que o IFPB tem realizado por meio do Polo de Inovação do IFPB e seu Parque Tecnológico Sinergia, com diversas parcerias realizadas para desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação. Pesquisadores e gestores de ambas as instituições realizaram questionamentos e planejaram algumas ações iniciais que poderão ser realizadas no desenvolvimento deste projeto.

“Esse contato inicial foi extremamente importante para que diversos pesquisadores e gestores pudessem conhecer as ações da Unicamp que já ocorrem há bastante tempo e que ações possam ser iniciadas para a implantação do (CEDDERS) no IFPB em seus diversos campi. Também temos potencial para desenvolver diversas ações em ensino, pesquisa, extensão e inovação na área de Energias Renováveis a partir do CEDDERS”, comentou o professor Ademar.