Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB Cabedelo se torna escola associada da Unesco

Noticia

IFPB Cabedelo se torna escola associada da Unesco

Reconhecimento internacional ao trabalho dedicado aos valores das Nações Unidas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 19/09/2023 16h26 última modificação: 21/09/2023 14h07

O Campus Cabedelo do Instituto Federal da Paraíba recebeu uma importante notícia nesta semana: a unidade se tornou uma escola associada da Unesco - a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A diretora geral do campus Cabedelo do IFPB, Turla Alquete Arreguy, destacou que desde 2018 as atividades desenvolvidas vêm sendo registradas na plataforma online da Unesco para serem avaliadas segundo os critérios do organismo internacional. 

“Desenvolvemos e registramos diversas ações que dialogavam com os princípios da Unesco e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda 2030 da ONU. Anualmente, íamos registrando as ações que têm a ver com a diminuição das desigualdades e o cultivo da cultura de paz, entre outra. Tudo isto passou por um comitê que analisou e nos concedeu este título. São poucas as escolas que fazem parte desta rede”, comentou a professora Turla. 

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO (RedePEA) tem como objetivo “construir as defesas da paz nas mentes” dos estudantes, promovendo os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade internacional. UNESCO - Copia.png

A confirmação deste credenciamento do IFPB Cabedelo veio por meio de comunicação oficial do secretariado da Coordenação Internacional, em Paris, confirmando a inclusão da escola no programa. A rede congrega 11 mil escolas, presentes em mais de 180 países.

Conforme destaca o Comitê de Coordenação Nacional Rede PEA-UNESCO Brasil, “não se trata de um prêmio, nem de um processo seletivo, mas de assumir um compromisso por valores universais da UNESCO, como a cultura da paz, a inclusão, a diversidade, a educação para o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento da desigualdade, em todas as suas manifestações”. A diretora do IFPB Cabedelo reiterou que a comunidade vai se esforçar para manter os valores defendidos pela organização.

O reconhecimento da Unesco veio com o registro de diversas atividades desenvolvidas pelo IFPB Cabedelo na área de ensino, extensão, pesquisa, inovação, em eventos, atividades culturais, entre diversas outras. O Campus tem uma tradição de investir em projetos extensionistas, tendo profunda relação com a comunidade do entorno, promovendo muitos cursos de qualificação profissional. Estudantes do campus são medalhistas em olimpíadas nacionais de História do Brasil já há alguns anos. 

O IFPB Cabedelo também tem diversos grupos de pesquisa de relevância e articulação nacional, com destaque para a área ambiental. Além de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e pós-médio e superiores, o campus conta com pós-graduação, impulsionando a maior qualificação de professores da rede pública.

Seleção aberta para cursos técnicos

O IFPB Cabedelo está com seleção aberta para 160 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. São turmas de Multimídia, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros.

No ensino subsequente (para quem terminou o ensino médio), o Campus Cabedelo oferece 40 vagas no curso de Técnico em Química. A inscrição é gratuita e online e vai até o dia 29 de setembro. 

Acesse aqui no portal do Estudante os editais e links para a inscrição no Processo Seletivo de Cursos Técnicos.


registrado em: