Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Grupo de robótica Educacional Livre do IFPB participa da ExpoFavela-PB

Grupo de robótica Educacional Livre do IFPB participa da ExpoFavela-PB

por publicado: 26/09/2023 17h34 última modificação: 27/09/2023 13h57

O Grupo de Robótica Educacional Livre (GREL) do IFPB e duas estudantes do Campus Cabedelo representaram o IFPB ExpoFavela Innovation Paraíba (ExpoFavela-PB). A participação do GREL se deu com a apresentação de diversos de seus projetos, que envolvem três eixos principais: divulgação científica, pesquisa e desafios acadêmicos e as alunas do Campus Cabedelo fizeram sua apresentação utilizando óculos multimídia e impressoras 3D. O evento aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de setembro no Espaço Cultural - João Pessoa.

Os professores do IFPB do Campus João Pessoa Thiago Batista, Robério Paredes e Erik Farias apresentaram tanto a Instituição (IFPB) quanto o histórico do grupo de robótica. Os docentes fizeram questão de enfatizar a grande oportunidade que a robótica oferece aos alunos, lembrando que trata-se de uma área que demanda muitos investimentos. Buscando com isso, trazer à tona a importância de um maior suporte a grupos de pesquisa que atuam na verticalidade do ensino acompanhando alunos desde os ingressantes no ETIM até os concluintes de graduação.

A apresentação dos projetos dos alunos do GREL se deu da seguinte forma: no eixo divulgação científica, os representantes do IFPB convidaram o público a visitar o IFPB para conhecer o evento mensal promovido pelo GREL e grupos parceiros: “A hora da robótica”. Ainda nesse eixo os alunos Jefferson Carvalho dos Santos e Thiago Vieira Santos, ambos do Curso Técnico em eletrônica apresentaram seu robô inspirado no personagem Wall-e; no eixo pesquisa a aluna Maria Vitória Rodrigues de Castro Silva do Curso Técnico em Eletrônica apresentou seu projeto de desenvolvimento de sensores flexíveis para fisioterapia das mãos; enquanto o aluno Deivid Lyedson Alcantara Ribeiro do curso de engenharia elétrica apresentou seu braço robótico controlado por potenciômetros; e no eixo desafios acadêmicos, os alunos Eduardo Silva de AraújoErika Vieira de Souza do Curso Técnico em Eletrônica apresentaram sua experiência na participação em olimpíadas, com destaque da aluna Erika à importância de termos uma equipe 100% feminina integrando o GREL.

As alunas do Curso Técnico em Multimídia, Campus Cabedelo, Vitória Andrade Vasconcelos Brandão e Anna Camila de Medeiros Serrano, que apresentaram os pontos turísticos de Cabedelo numa viagem pelos óculos 3D e a construção das edificações através das impressoras 3D. Elas fazem parte do projeto Realidade Aumentada e são orientadas pela professora Adriana Charpe.

Sobre a participação do IFPB no evento, o diretor de Inovação Tecnológica, Valdecir Moreno, destacou os projetos desenvolvidos pelos discentes, utilizando Inovação para melhoraria da qualidade de vida da sua comunidade. Para ele, “a participação do IFPB em eventos como ExpoFavela é uma grande oportunidade para mostrar a nossa vocação a sociedade. Que temos projetos de inclusão em todas as áreas de ensino, em vários níveis, desde o Ensino Básico até a pós-graduação”.

A programação da Expo Favela Innovation Paraíba foi composta por palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado.

O evento também teve a presença dos professores Thyago Silveira e a Adriana Charpe do Campus Cabedelo

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB