Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Grupo de robótica de Catolé do Rocha se classifica para etapa final da OBR

Grupo de robótica de Catolé do Rocha se classifica para etapa final da OBR

Equipe Ares estará na final da Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador
publicado: 05/09/2023 19h44 última modificação: 05/09/2023 19h44

Uma equipe do Campus Catolé do Rocha do IFPB se classificou para a etapa nacional da  Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As seletivas estadual e regional aconteceram no final de agosto no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a participação de representantes de escolas estaduais, municipais e particulares.

A equipe ‘Ares’ do IFPB formada pelos estudantes Tomás Soares, Fernando Otto, Raisla Fernandes e Alan Maicon teve a orientação do professor Alexsandro Trindade. O  estudante Tomás Soares, do segundo ano do curso de Informática destacou a importância da competição. “Aprendemos muito como competidor e como pessoa, conseguimos compreender que a vitória só vem com muita batalha e esforço, e que persistir é o mais importante. Enfrentamos muito obstáculos, mas acreditamos no nosso potencial” disse.

Nas seletivas acontecidas no Espaço Cultural foi montada uma arena que simulava um ambiente de desastre onde os robôs deviam superar obstáculos, com falhas no percurso, e depois de subir uma rampa com inclinação de até 20°, passar por um portal e serem capazes de identificar e resgatar uma vítima.

Equipe Catolé 1.jpgPara o professor Alexsandro Trindade o resultado da equipe foi merecido. “Eles treinaram mesmo no período de férias, e nas duas últimas semanas de preparação ficaram no contraturno, ou seja, fora do horário normal, treinaram praticamente todos os dias. Agora é ajustar o robô para tentar trazer o título nacional”. A final da competição será em Salvador, na Bahia, no período de 7 a 12 de outubro.

Outras quatro equipes do Campus Catolé do Rocha participaram das etapas estadual e regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Foram as equipes Ártemis,  Atena,  Cronos e Spartacus, com bom aproveitamento.