Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Comitiva do IFPB participa de solenidade promovida pelo Consulado da China

Comitiva do IFPB participa de solenidade promovida pelo Consulado da China

Evento celebrou os 74 anos de fundação da República Popular da China
publicado: 27/09/2023 14h46 última modificação: 27/09/2023 20h10

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) enviou uma comitiva ao Recife-PE, para participar da solenidade alusiva ao 74o aniversário da fundação da República Popular da China, que é comemorado em 1º de outubro. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira, 26, no Bugan Hotel, em Boa viagem.

A convite do cônsul-geral interino da China, Wang Ke, estiveram presentes ao evento a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e a professora Mônica Montenegro, da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do Instituto (Arinter). A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira Albuquerque, também prestigiou a cerimônia.

A comitiva do IFPB também foi composta pelo professor Michel Coura Dias e os estudantes Maria Cecília, Rafael Felipe e Lucas Medeiros (do bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa), que conquistaram o segundo lugar mundial na Huawei ICT Competition - categoria Cloud, realizado na China no primeiro semestre deste ano.

Inaugurado em fevereiro de 2016, o Consulado-Geral da República Popular da China em Recife tem jurisdição sobre oito Estados da região Nordeste, exceto a Bahia, que é atendida pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro.

Parceria institucional

A presença de representantes do IFPB no evento alusivo aos 74 anos de aniversário da República Popular da China é mais uma oportunidade para estreitar as relações institucionais. Para Mônica Montenegro, a parceria entre o IFPB e a China proporciona um portfólio de oportunidades acadêmicas e profissionais para os estudantes e servidores, tendo a internacionalização como vetor do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação para o bem-estar social e a qualidade de vida.

Os possíveis projetos a serem desenvolvidos por meio da parceria IFPB-China abrangem, principalmente, educação e responsabilidade social, enfocando temáticas diversas, como: línguas (português-mandarim), cultura, agropecuária, enfrentamento dos efeitos adversos da crise climática, inovação tecnológica (radiotelescópio), energias renováveis e participação em campeonatos de tecnologias da informação e comunicação.

"Os ventos estão propícios às (re)adequações,  mudanças e desafios além das salas de aulas. A Internacionalização é um processo dinâmico e no âmbito do IFPB está  em construção", pontua a professora Mônica Montenegro.

Comitiva do IFPB participa de solenidade promovida pelo Consulado da China  (6).jpeg  Comitiva do IFPB participa de solenidade promovida pelo Consulado da China  (12).jpeg

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB