Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > Alunas do IFPB participam do Projeto Jovens Desembargadoras do TRT-13

Alunas do IFPB participam do Projeto Jovens Desembargadoras do TRT-13

Discentes do Campus Avançado Cabedelo Centro vivenciaram rotina da Justiça do Trabalho
publicado: 26/09/2023 14h33 última modificação: 26/09/2023 16h20

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Avançado Cabedelo Centro tiveram a oportunidade de participar, recentemente, de um projeto de fomento a lideranças femininas idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região-Paraíba (TRT-13). A 2ª Edição do Projeto Jovens Desembargadoras foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro e contou com a presença de 12 estudantes do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.

O projeto Jovens Desembargadoras tem como objetivo estimular nas estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a compreensão da prática do Judiciário Trabalhista, desde o início do processo na primeira instância até o segundo grau. “As 12 estudantes foram escolhidas com base em candidaturas voluntárias, desde que cumprissem os requisitos de serem mulheres negras e provenientes de comunidades periféricas, pois esses são os princípios fundamentais do projeto”, explica Jailson Oliveira da Silva, diretor-geral do Campus Cabedelo Centro.

Para Jailson Oliveira, a colaboração entre o IFPB e o TRT-13 reforça a relevância do acesso à comunidade aos serviços prestados pelo TRT-13 e contribui para a disseminação do conhecimento jurídico relacionado aos direitos dos cidadãos, especialmente no contexto das questões trabalhistas. "Acreditamos que a participação das alunas nesse projeto representa um momento decisivo, pois, além de estimular o desenvolvimento tanto teórico quanto prático nas áreas jurídicas, elas compreenderam que podem alcançar objetivos mais ambiciosos. Isso ressalta a importância da motivação, do interesse e do comprometimento com o estudo como fatores determinantes para o sucesso", argumenta o gestor.

A estudante Maria Eduarda Paulino espera que o projeto do TRT-13 possa chegar a mais pessoas (negras, LGBTQIAPN+ e de comunidades carentes), para que elas também tenham consciência de onde podem chegar. “Eu fiquei muito feliz em ver mulheres que são um exemplo de luta e que esse espaço não é apenas um lugar de fala de homens, mas de mulheres também: mulher preta, periférica, do cabelo cacheado,” pontuou a Jovem Desembargadora Maria Eduarda.

Durante uma semana de trabalhos, as alunas do IFPB participaram de diversas atividades, que incluíram visitas ao fórum, à sede do tribunal, aos setores administrativos liderados por mulheres, bem como ao gabinete das desembargadoras. Além disso, elas tiveram a oportunidade de assistir a audiências e palestras ministradas por desembargadoras, magistradas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público do Trabalho e de servidores do TRT-13. No último dia, elas ainda participaram de uma sessão simulada, em que puderam aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos.

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS - Promovido pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Diretos Humanos (Aspros, Secretaria Geral Judiciária (Segejud) e Secretaria Geral da Presidência (SGP), o projeto integra o Programa de Formação de Lideranças Femininas - Empodera TRT-13, cujo objetivo é a igualdade de gênero nos cargos de gestão e assessoramento do Tribunal. Além disso, está alinhado ao Movimento “Elas Lideram 2030”, uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres em parceria com outras instituições, bem como ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, ambos com adesão do TRT-13.

Participaram do projeto as seguintes alunas:

Alunas do IFPB participam do programa Jovens Desembargadoras (7).jpeg

Ana Luíza Cardoso da Silva Góes | Anni Beatriz da Silva Ferreira | Eduarda Hellenn Leal R. de Lima | Joana Nery de Santana | Larissa Vitória Barbosa dos Santos| Maria Eduarda de Almeida Paulino | Maria Eduarda Santos Ribeiro | Maria Julia Ferreira de Lima Santos | Maria Luiza Rodrigues Martins | Raissa Gabriel Nascimento | Rita de Cássia Pereira dos Santos | Stela Samara de Oliveira Ramos

Angélica Lúcio – jornalista do IFPB (com informações do TRT-13)