Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial

Noticia

Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial

Uma aventura para desmistificar evento e desmitificar personagens
por publicado: 18/08/2023 10h20 última modificação: 22/08/2023 18h25

Narrativas sobre guerras sempre me atraíram, no entanto, nenhuma despertou meu interesse pelo tema como o Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial dos autores: Luís Henryque Santos Bezerra e Paulo André Batista Miranda. A obra faz parte do acervo da Editora IFPB.

Bezerra e Miranda fogem do tradicionalismo de textos historiográficos e iconográficos das corridas armamentistas. Eles fazem uma análise mais acurada das questões éticas e morais relacionadas às tecnologias utilizadas durante o maior conflito do Século XX.

O Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial oferece, ao mesmo tempo, uma visão resumida, mas abrangente do evento, com os autores conduzindo o leitor de mãos dadas por entre os acenais e transportes nos espaços de guerra, sem os horrores de corpos estendidos pelo chão e a ostentação da indústria bélica.

São as pegadas científicas e geniais que os TCCs colocam em nossas mãos, desmistificando eventos, desmitificando personagens enigmáticos e controversos da história da humanidade.

Por si só, o título Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial comunica a intenção dos autores. O termo “tratado” sugere uma abordagem mais detalhada e sistemática do tema, enquanto “pequeno” indica que o livro não pretende ser uma análise extensa, mas sim uma síntese concisa.

A partir do repertório do leitor na sua aventura com os autores é possível inferir que, a maioria das guerras, traz consigo devastação, perda de vidas e sofrimento humano. Porém, há alguns casos em que avanços científicos e tecnológicos e, até mesmo, humanos foram impulsionados devido às circunstâncias desafiadoras que as guerras criaram.

Eu mesmo, depois dessa aventura com os autores, fiquei a refletir sobre um dos benefícios advindos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nós, profissionais da indústria da comunicação, fomos impactados com os avanços tecnológicos desse evento.

Os primeiros computadores e as sementes embrionárias da tecnologia digital surgiram durante o contexto dessa guerra trágica para a humanidade. Vale ressaltar, que estes e outros avanços consideráveis dos contextos de guerra vieram acompanhados de custos humanos e sociais significativos. A guerra é uma situação complexa e multifacetada como visualizam os autores do Pequeno Tratado Sobre a Tecnologia da Segunda Guerra Mundial.

Daí a pergunta que não quer calar: Diante de conquistas notáveis surgidas durante os períodos de guerra será que vale a pena comemorar alguns progressos científicos e tecnológicos notáveis alcançados às custas do sofrimento humano e a perdas de vida?

* Por Filipe Donner – Editora / Adino Bandeira

registrado em: