Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > IFPB participa de curso promovido pelo TRT 13ª região voltado a pessoas trans

IFPB participa de curso promovido pelo TRT 13ª região voltado a pessoas trans

Capacitação em Turismo e Hotelaria foi ministrada por Andreza Paiva, da Proexc
por Ana Carolina Abiahy publicado: 21/08/2023 16h04 última modificação: 21/08/2023 16h04

O Instituto Federal da Paraíba teve participação ativa em importante projeto do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 13ª região direcionado à inclusão de pessoas trans no mundo do trabalho. O Programa Empregabilidade na Diversidade capacitou 19 homens e mulheres trans com cursos na área de cozinha, hotelaria e turismo e empreendedorismo. A capacitação de Turismo e Hotelaria foi ministrada por Andreza Paiva, gestora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, onde é coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Incutes).

O curso ofertado pelo IFPB teve carga horária de 24h, tendo sido realizado de 10 a 17 de julho. O Programa é executado pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT13. "Durante o curso, os discentes tiveram acesso a conteúdos gerais sobre a área de turismo e hotelaria com o propósito de estimulá-los a continuidade dos estudos de acordo com a área de hotelaria que mais se identificassem”, contou Andreza.

IFPB andrezza trt.jpegDurante a abertura do programa, Andreza destacou uma experiência motivadora vivida pela mãe. “Minha mãe começou aqui no TRT-13 lavando banheiro. Com o passar do tempo, foi dada a ela a oportunidade de estudar, fazer cursos e se preparar e fez uma bela carreira de mais de 30 anos. Conto isso aqui porque é o que vocês estão vivendo aqui hoje, a oportunidade de avançar, trilhar um novo caminho, descobrir uma carreira e ter a chance de entrar no mercado de trabalho”, destacou Andreza.

Depois de dois meses de encontros, a turma foi certificada em solenidade realizada no auditório do TRT no dia 14 de agosto. Os estudantes participaram de ações de acolhimento, oficinas sobre trabalho seguro, oratória, organização de currículo e escuta psicológica, além de serem beneficiados com retificação de documentos e cadastro em serviços de assistência social, em parceria com a Defensoria Pública da Paraíba e o Programa CadÚnico. O Sebrae-PB, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba e o Sintur foram outros parceiros.

IFPB TRT certificacao 2 - Copia.JPGO presidente do TRT 13ª Região, desembargador Thiago de Oliveira Andrade,  agradeceu ao IFPB pela parceria e disse esperar a continuidade de ações assim. “Essa iniciativa é um passo significativo rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O nosso Programa visa não apenas criar oportunidades de formação e emprego, visa quebrar barreiras e eliminar preconceitos que muitas vezes limitam o acesso ao mercado de trabalho das pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade, a exemplo do público trans".

A Coordenadora da Aspros-TRT, Jamilly Cunha, ressaltou que a parceria entre o TRT13 e o IFPB tem sido muito importante. “Ao unirmos forças com o IFPB, podemos oferecer uma formação qualificada e inclusiva para indivíduos que buscam oportunidades de trabalho seguras e decentes. Foi o que aconteceu na primeira edição do nosso Programa, uma vez que o IFPB contribuiu de forma significativa com a formação dos nossos alunos. Inclusive, destaco a maneira inclusiva e respeitosa que a professora Andreza Paiva conduziu as aulas, trazendo exemplos que se aproximam do universo trans, respeitando a identidade de gênero dos nossos alunos e alunas".

Jornalismo da DGCom IFPB com material da Assessoria de Comunicação do TRT13