Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > IFPB Mangabeira inicia parceria com Hospital de Trauma

Noticia

IFPB Mangabeira inicia parceria com Hospital de Trauma

Estudantes do Campus estão vivenciando experiências práticas em novo ambiente
por Ana Carolina Abiahy publicado: 31/08/2023 14h17 última modificação: 31/08/2023 14h17

O Campus Avançado Mangabeira do IFPB iniciou nesta semana uma importante atividade para a prática profissional de seus estudantes. As turmas do terceiro e quarto períodos do curso técnico subsequente em Cuidados de Idosos agora podem ter conteúdos das disciplinas de Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS) no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. 

A diretora do Campus, professora Zoraida Arruda, ressaltou a importância da vivência para os estudantes do Ensino Técnico Subsequente. “Sempre tivemos nossas práticas em instituições de longa permanência, como a Aspan, a Vila Vicentina, a Casa da Divina Misericórdia e o Lar da Providência. A vivência em hospital é algo inédito para o curso. No primeiro dia, já tivemos relatos bem interessantes. Isto é o bom resultado de uma parceria institucional recém realizada IFPB-Hospital do Trauma”, destacou Zoraida.

A professora Amanda Haissa Barros Henriques, enfermeira de formação, foi a primeira a acompanhar um grupo de estudantes do IFPB no Trauma. Ela informou que os estudantes vão atuar no Centro de Assistência Avançada do Trauma do Idoso, lidando com os cuidados básicos de idosos que estão internados. Segundo Amanda, lá estão internados pacientes idosos que vão para a cirurgia ou de lá retornaram. A grande maioria proveniente de quedas que afetam locais como a bacia, o fêmur, o ombro e a clavícula. Mangabeira IFPB parceria com Trauma 2.jpeg

“Na nossa prática, temos feito todos os cuidados que os idosos necessitam, mas não excedemos aquilo que é trabalho exclusivo da enfermagem. Fazemos verificação de sinais vitais, deambulação (que é andar com o paciente, principalmente após cirurgias), auxílio em banhos no leito ou em chuveiro, tricotomia (cuidados com unha, cabelo, barba), mudança de decúbito, transferir o idoso de um local para outro, prestar auxílio na hora de se alimentar”, esclarece Amanda.

A docente frisou a importância da prática que ampliou o conhecimento dos estudantes no trato com idosos em condição clínica mais agravante. “Foi nítido o quanto nossos estudantes saíram com outra visão. Lá eles têm a oportunidade de ver outras necessidades específicas do idoso, como acesso, dreno, lesão por pressão, tratar paciente ostomizado. Os primeiros cinco estudantes que participaram ficaram impactados por tanta vivência nova que puderam experimentar e aprender”, comentou Amanda. Ela conta que seis grupos irão passar pelo Trauma, cada um com docentes específicos, de formações diversas na área de saúde.

O curso de Cuidados de Idosos tem dois anos de duração e já formou 12 turmas desde o seu início em 2016. Atualmente, está com inscrição aberta para novos estudantes por meio do Processo Seletivo de Cursos Técnicos. Acesse aqui para saber mais sobre a inscrição gratuita

“O Campus Mangabeira tem a preocupação de ampliar os conhecimentos para os estudantes, no ato de cuidar de pessoas idosas, em qualquer que sejam os espaços: residência, instituição de longa permanência e agora em ambiente hospitalar”, frisou Zoraida. 

registrado em: