Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Estudantes de seis campi participam de competição de TICs

Noticia

Estudantes de seis campi participam de competição de TICs

Provas serão no Parque Sinergia e palestras com especialistas externos no Campus João Pessoa
por Ana Carolina Abiahy publicado: 30/08/2023 14h44 última modificação: 31/08/2023 17h36

O Instituto Federal da Paraíba, que já foi campeão em diferentes edições da Huawei ICT Competition, abriu um edital interno, este ano, para selecionar os estudantes interessados em participar da competição mundial na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A ideia foi expandir a oportunidade para todos os campi do IFPB, reunindo estudantes do ensino superior ou pós-graduação e médio-técnico. Nesta sexta-feira, 38 estudantes inscritos, que já participaram de outras etapas de treinamento online, vão disputar uma final presencial no Parque Sinergia, a partir das 9h: será o IFPB ICT Competition.

São quatro as trilhas (track) do conhecimento em que estes estudantes estão se preparando: Innovation; Cloud; Networking e Computing. Foram selecionados até agora estudantes dos campi Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, João Pessoa e Patos. As provas são aplicadas na Língua Inglesa, já para treinarem as habilidades para a competição mundial. 

O coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação, Michel Coura Dias, que treinou equipes campeãs anteriormente, explicou que destes 38 estudantes serão selecionados os 12 melhores para se prepararem para a competição mundial de 2024, que tem seletiva nacional e latino-americana. Os aprovados nesta prova do dia 01 de setembro farão jus a bolsa mensal paga pelo IFPB no período de 12 meses, no valor de R$ 700, para estudantes de pós e graduação, e de R$ 300, para ensino médio técnico. 

Os aprovados na etapa final serão premiados no período da tarde, durante evento no Campus João Pessoa do IFPB, marcado para às 14h, no Auditório José Marques. Além de medalhas, os estudantes e demais interessados poderão usufruir de uma programação com palestrantes especialistas da área digital e da inovação.

Estarão no IFPB ICT Competition os seguintes palestrantes: Amanda Ampessan Cavali (Membro da Angel Investor Club e Analista de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Certi) que vai falar sobre “Inovação Aberta e Colaborativa”; Thyago Monteiro (CTO da Connectoway) vai palestrar sobre “Wifi Premium: o wifi na era da experiência do usuário”; já a palestra de Marcos Maia (Membro da Inovativa Brasil e CEO da Osten Games) será sobre “Tendências Tecnológicas Disruptivas”; e Fernanda Coimbra (Diretora de RH da Connectoway) abordará a temática da “Liderança Feminina na era digital”.

Para saber mais sobre o IFPB ICT Competition, acesse o edital.