Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > IFPB dá posse a 86 novos professores

IFPB dá posse a 86 novos professores

Solenidade foi realizada nessa segunda-feira (28) no auditório da reitoria
por Heranir Oliveira publicado: 28/08/2023 12h46 última modificação: 28/08/2023 13h52

O Instituto Federal da Paraíba ganhou nesta segunda-feira (28) um significativo incremento em sua força de trabalho com a posse de 86 novos docentes. A solenidade bastante concorrida, com a presença de familiares, Pró-Reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos e representantes da classe política, foi realizada no auditório da Reitoria, na Casa Rosada.

A nomeação só foi possível devido a publicação no DOU da redistribuição de 144 novos códigos de vagas para professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico pelo Ministério da Educação que também ampliou o Banco de Professor-Equivalente do Magistério de EBTT. Nesse contexto o IFPB foi a instituição da Rede Federal de Educação que conquistou o maior número de professores.IMG-20230828-WA0013(1).jpg

Na solenidade de posse a mesa de honra foi composta pela reitora Mary Roberta, Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, Diretor-Geral de Gestão de Pessoas, Daniel Vitor, Coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal, Silvilene Souza, e pelos deputados Federais Luiz Couto (PT) e Gervásio Maia (PSB).

A representante da Setec/MEC, Silvilene Souza, disse que a posse dos novos docentes vai dar novo fôlego ao IFPB. “Vocês estão tendo a oportunidade de ganhar novos servidores depois de mais de seis anos sem ampliação do banco de professores, sem receber novos cargos. Esse momento é de celebrar mas, também é de luta para a continuidade de melhorias”.

IMG-20230828-WA0011.jpgEm seu discurso a reitora Mary Roberta lembrou das ações feitas pelo professor Nicácio Lopes e do Assessor Especial, Aguinaldo Tejo, junto ao MEC e ao Congresso Nacional, e dos esforços da bancada federal paraibana para a recomposição do quadro docente do IFPB, em especial de Gervásio Maia e Luiz Couto. A reitora também destacou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com a eleição do presidente Lula tive a renovação da esperança de ampliação do banco de professores, e ela veio finalmente. Essa posse representa a luta de nossos gestores e a força daqueles que fizeram nosso concurso, que confiaram no IFPB” disse.

Foi uma luta grande porque o concurso do IFPB iniciado em 2018 tava com o prazo de validade expirando em julho passado, vencemos uma burocracia gigantesca para que tudo desse certo” disse o deputado Gervásio Maia. O parlamentar enalteceu o papel da educação e do Instituto Federal da Paraíba para o desenvolvimento da região e reafirmou o compromisso de continuar ajudando a instituição. "Aqui está a verdadeira universidade pública, devemos valorizar e trazer mais recursos para o IFPB" disse o deputado Luiz Couto

IMG-20230828-WA0014(1).jpgA reitora Mary Roberta fez a entrega do primeiro termo de posse ao docente Francisco Judivan Selestino de Sousa, ex-aluno do IFPB. Os novos integrantes passarão por um curso de ambientação e vão compor equipes em diversos campi do estado. A solenidade de posse foi transmitida pela TV IFPB.

A mais nova professora de História do IFPB, Camila Oliveira, veio do Espírito Santo e estava ansiosa para tomar posse. "É um momento muito esperado, aguardado por todos, uma coroação da nossa trajetória profissional" disse. IMG-20230828-WA0015.jpg

Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM