Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Editora IFPB lança Retratos da Educação Pública Vol 2

Editora IFPB lança Retratos da Educação Pública Vol 2

A publicação é fruto de parceria entre as Editoras IFPB e IFRN
por publicado: 04/08/2023 10h26 última modificação: 04/08/2023 11h05

Professores e alunos de uma escola municipal de São José de Princesa, interior da Paraíba estão sendo impactados e transformados com uma nova abordagem educacional, que se utiliza da arte e das técnicas de contação de histórias como ferramenta de ensino.

A experiência faz parte das narrativas que Breno Trajano de Almeida e Louize Gabriela Silva de Souza selecionaram para compor uma das mais recentes obras lançadas pela Editora IFPB: Retratos da Educação Pública – experiências e relatos de práticas bem-sucedidas (Volume 2). A publicação é fruto de parceria entre as Editoras IFPB e IFRN e pode ser lida AQUI.

No artigo ‘A arte de ensinar através dos olhos de uma boneca’, a autora Angélica Ferreira de Andrade Lopes mostra como os professores deram voz e identidade a uma boneca. Uma experiência inovadora.

Criaram vínculo entre a boneca falante e a comunidade local, com a escola, com as crianças e com as famílias. Todos param diante da abordagem lúdica e criativa da boneca falante, contando histórias, lendo textos em sala de aula, repassando informes aos alunos e animando os principais eventos da escola.

Os demais artigos que compõem a coletânea são tão dignos de serem apreciados quanto a jornada pedagógica empreendida pelos profissionais da Escola Municipal Professora Maria Neuda Bezerra, localizada no bairro Parati 2000, no município de Assú (RN).

Durante o período pandêmico a escola reuniu professores, alunos, pais e responsáveis, equipe pedagógica e administrativa, merendeiras, ASG, dentre outros integrantes da comunidade e consolidaram o Projeto Restaurante Literário.

Uma experiência coletiva potencializando atividades de leitura e de escrita dividida, segunda testemunham as autoras Maria Aparecida da Silva Alencar e Pinah Santos de Oliveira, por níveis de escrita e pensado para todas as etapas da educação, desde a creche até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Vale a pena conferir.

As narrativas destacadas nesta resenha são como pedaços suculentos de fruta no topo de um bolo, uma vez que os leitores serão convidados a saborear uma variedade de outras aventuras surpreendentes. A obra soma mais de 200 páginas acomodando 15 experiências exitosas, sempre bem ilustradas, com a marca da Editora IFPB.

* Por Filipe Donner – Editora IFPB/ Arte Adino Bandeira