Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Desvendando o Futuro com o Guia BambuSol

Desvendando o Futuro com o Guia BambuSol

A ferramenta tem como propósito ajudar as pessoas a planejarem melhor a vida
por publicado: 11/08/2023 15h13 última modificação: 12/08/2023 05h40

Os autores de uma nova cartilha que orienta para a vida em comunidade têm a missão de ajudar empreendedores, com ou sem experiência, a se envolverem com práticas saudáveis de cooperação e solidariedade numa perspectiva transformadora.

A publicação apresenta a poderosa ferramenta de planejamento de gestão BambuSol. Essa iniciativa é fruto do trabalho inovador da equipe do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (Proexc/IFPB), em parceria com a Editora IFPB.

Trata-se de uma publicação enxuta, com apenas 50 páginas, contendo textos leves e criativos. A cartilha está bem estruturada e organizada, utilizando apelos semânticos e sintáticos que permitem ao leitor sonhar e se transportar para o andar superior do edifício onde habita a desejada sociedade mais justa e equitativa.

Você pode se perguntar: Como os autores foram tão iluminados e conseguiram tamanha inspiração? A própria equipe do NUCAES responde, nas entrelinhas da cartilha que, revendo os seus arquivos e ajustando o seu método de ensino, identificou que os grupos que trabalham em atividades econômicas solidárias tinham problemas quando se tratava de planejar suas ações.

A professora Tatiana Losano de Abreu, uma das orientadoras da publicação, esclarece que a ferramenta BambuSol emerge de fato como uma resposta ou solução para essas dificuldades de planejamento, enfrentadas pelos grupos produtivos envolvidos com o NUCAES.

Tatiana acrescentou que o passo a passo no planejamento, proposto na publicação, é fruto da aprendizagem prática de toda a equipe envolvida na elaboração desse guia que inclui estudantes, professores e ex-alunos apaixonados pelas doutrinas da economia solidária e que não desgrudam do NUCAES.

A coesão e a dedicação dos autores Edilane Moisés do Nascimento, Franceleyde Ferreira Delfino, Marcondes Alexandre de Lima, Patrício Lourenço da Silva, Rômulo Leite Amorim, Tatiana Losano de Abreu e Wiliane Viriato Rolim brilham em cada página, demonstrando que o método proposto é um resultado genuíno da aprendizagem prática e da paixão pela economia solidária.

A visão dos autores da cartilha é palpável, oferecendo uma abordagem passo a passo que promete capacitar e inspirar aqueles que buscam uma maneira mais consciente e colaborativa de traçar seus caminhos.

Por fim, o Guia BambuSol não é apenas uma cartilha, mas sim um farol de orientação para os empreendedores que desejam construir um futuro mais promissor e harmonioso. Ao explorar as páginas desta envolvente e rica publicação, onde a cooperação e o planejamento consciente se encontram, é possível pavimentar o caminho para comunidades mais fortes e resilientes.

* Por Filipe Donner – Editora IFPB / Arte Adino Bandeira