Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Colegas lamentam a morte do professor Bráulio Pereira, ex-diretor da Escola Técnica

Governador João Azevedo comenta morte do irmão
publicado: 29/08/2023 10h57 última modificação: 29/08/2023 11h50

O falecimento do professor Bráulio Pereira Lins causou pesar junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba. O diretor da antiga Escola Técnica morreu na noite desta segunda-feira (28) em Brasília.

O professor Bráulio Pereira Lins foi diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba entre os anos de 1991 e 1995, na passagem da Escola Técnica para o Centro Federal de Educação. Naquela época viveu a implementação do processo eleitoral com a participação de alunos, servidores e docentes para escolha do gestor máximo da instituição. Foi assessor na gestão do ex-diretor Almiro de Sá Ferreira que o sucedeu, atuou em Brasília junto ao MEC onde coordenou o Proep- Programa de Expansão da Educação Profissional.

Bráulio Pereira foi estagiário da Escola Técnica, professor de área de Mecânica no Campus João Pessoa do IFPB, atuou como coordenador e ocupou vários cargos na instituição. Foi também presidente em 1979 da Associação dos Servidores do IFPB. Era um colecionador apaixonado por carros antigos

Colegas que trabalharam diretamente com Bráulio lamentaram a sua morte. “Foi um servidor público exemplar, tratou a todos de forma igual, era uma pessoa séria, mas muito atencioso, é merecedor de todos os elogios, de todo o reconhecimento. Ele foi decisivo para a construção da Unidade de Ensino Descentralizada, como era chamado o Campus Cajazeiras” afirmou professor Almiro de Sá que atuou como diretor entre os anos de 1995 e 2002.

A Professora Verônica Arnaud que atua no curso de Mecânica do Campus João Pessoa lembra com carinho do ex-professor e colega. “Era uma pessoa dinâmica, quando foi diretor percorria assim que chegava todos os setores da Escola Técnica, bastante prestativo, organizado, amava a instituição”.

Foto governador com irmão Bráulio.jpgProfessor Bráulio era irmão do governador da Paraíba, João Azevedo que lamentou a morte dele nas redes sociais. “Hoje perdi a minha referência maior de dignidade, caráter, honestidade e solidariedade, se foi meu herói, meu super-herói, ninguém foi mais valente do que ele. Um gigante que deixa um exemplo de coragem e superação. Vá meu irmão, amigo e conselheiro, Deus lhe receberá com uma grande festa, como merece todos os heróis”.

O professor Itapuan Bôtto Targino (Diretor 1964 a1983) comentou "É um exemplo de homem público, fez carreira dentro do próprio educandário, foi monitor, auxiliar docente, professor, diretor de ensino, diretor administrativo, competente, idealista, Bráulio deixa um legado de trabalho e compromisso com a causa da educação em nosso estado".

A reitoria do IFPB declarou luto oficial de três (03) dias pela morte do professor Bráulio Pereira e determinou a suspensão das atividades nesta terça-feira (29) em todas as unidades do IFPB no estado a partir do meio-dia.

O corpo do professor Bráulio será enterrado no cemitério Jardim Metropolitano, em Val Paraíso de Goiás (GO).

Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM