Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Centro de Energias Renováveis será implantado no IFPB

Noticia

Centro de Energias Renováveis será implantado no IFPB

Atividades envolvendo ensino, pesquisa e extensão serão desenvolvidas nos campi
por publicado: 04/09/2023 10h57 última modificação: 20/09/2023 15h54

Considerada como uma das áreas estratégicas do IFPB, a Energia Renovável vem sendo discutida junto à reitoria, através da implementação de um Centro de Demonstração e Desenvolvimento. Nesta quinta-feira (31), a Reitora Mary Roberta Marinho recebeu a equipe responsável pelo projeto para tratar detalhes sobre a implementação do Centro.

O projeto Etrela da Olade foi apresentado pelo Professor Ademar Gonçalves. A indicação do IFPB em conjunto com a Unicamp foi feita pelo Ministério das Minas e Energias e possibilitará receber o apoio na implantação de Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis através de treinamentos onlines e semipresenciais, além de visitas técnicas. 

De acordo com o professor Ademar, o Centro terá suas atividades inicializadas no Campus João Pessoa, se estendendo ao longo do tempo para os demais campi do IFPB: “A intenção é que suas ações sejam expandidas aos campi que estiveram trabalhando com a temática das energias renováveis, área esta estratégica para o Brasil e para o mundo em decorrência das ações da Agenda 2030 e das mudanças climáticas que estão em curso”, afirmou.

Além das ações previstas a partir do projeto ETRELA, atividades em diferentes esferas nos campi do IFPB serão planejadas visando a indissociabilidade entre a pesquisa, o ensino e a extensão que a temática das Energias Renováveis está associada.

Participaram também da reunião a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Profa. Silvana Cunha, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Josy Batista, o Diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro, o Diretor de Inovação Tecnológica, Prof. Valdecir Moreno, o Diretor do Polo de Inovação, Prof. Erick Melo, e a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Profa. Mônica Montenegro.

*DGCom com informações do Prof Ademar. 

registrado em: