Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > Vem aí o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB

Vem aí o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB

O evento terá como tema: “Dilemas, impactos e desafios na era digital” e ocorrerá entre os dias 22 a 24 de novembro
por publicado: 06/07/2023 15h15 última modificação: 07/07/2023 10h05

Venha dialogar sobre as influências da tecnologia no ensino, na pesquisa e na inovação na atualidade, através de palestras, painéis e discussões. Tudo isso no 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. O evento foi anunciado hoje (06) pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB e será realizado entre os dias 22 a 24 de novembro.

Junto com o Simpósio será realizado o V Encontro de Educação a Distância (V EEAD), o 4° Congresso Nordestino de Educação a Distância, organizado pela Diretoria de Ensino a Distância do IFPB, e com o II Parahyba Innovation Summit, organizado pela NEO IFPB Agência de Inovação.

"A proposta do simpósio é incentivar e divulgar a pesquisa, a inovação tecnológica e a produção da pós-graduação no âmbito do Instituto Federal, envolvendo toda a comunidade acadêmica, promovendo a integração dos vinte e um campi, entre estudantes, professores e pesquisadores do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação, contando, ainda, com participantes de outras instituições", disse a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha.

A Mostra de Projetos Inovadores, Mostra de Robótica, Oficinas Maker, minicursos e painéis temáticos farão parte das atividades do evento. Haverá, também, espaço para apresentações - em formato de pitchs, mostras e banners digitais - de projetos de pesquisa e de inovação oriundos dos programas desenvolvidos e promovidos pelo IFPB e por órgãos de fomento, além de exposições de resultados de trabalhos decorrentes de cursos de pós-graduação, entre outras categorias.

Uma das novidades será a realização do Ideathon para a elaboração de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis que contribuam para o cumprimento de metas dos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), prioritariamente com foco em tecnologias de combate à fome, tecnologias assistivas e à igualdade de gênero.

A comissão organizadora se reuniu nesta quarta-feira (05) para discutir o cronograma e a programação do evento. Em breve será divulgado o calendário de submissões dos trabalhos a serem apresentados e o local onde será realizado. O evento ocorre a cada dois anos desde 2015. "A expectativa da comissão organizadora é de bons resultados e que possa receber toda a comunidade para troca de experiências exitosas nas áreas do ensino, da pesquisa e da inovação", finalizou a Pró-Reitora Silvana Cunha.

*Edição Patrícia Nogueira.