Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > Unidades Embrapii da Paraíba vão se apresentar em cinco cidades

Unidades Embrapii da Paraíba vão se apresentar em cinco cidades

Instituições querem fortalecer atuações e parcerias com empresas. Inscrições estão abertas
por publicado: 06/07/2023 17h28 última modificação: 17/07/2023 14h16

As quatro unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Paraíba se uniram em um evento para divulgar suas potencialidades junto ao setor produtivo do estado para estimular novas parcerias. É o Rally das Unidades da Embrapii - Rota Paraíba que reúne o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As quatro unidades devem apresentar seus serviços para as instituições de ciência e tecnologia, e os setores industriais, empresariais e comerciais, em quatro municípios.

Os eventos do Rally das Unidades da Embrapii - Rota Paraíba ocorrerão sempre às 19 horas, nas cidades de Cajazeiras (dia 31 de julho), Sousa (1 de agosto), Patos (2 de agosto), Campina Grande (3 de agosto) e João Pessoa (4 de agosto). Na ocasião, serão apresentados os portfólios e cases das Unidades Embrapii, bem como esclarecimentos dos processos e projetos. Durante o dia, haverá entrevistas na imprensa local e visita às instituições parceiras e apoiadoras.

As inscrições para os participantes são gratuitas e já estão abertas por meio de formulário eletrônico. Clique aqui para ter acesso ao Formulário de Inscrição.  O público-alvo são empresas, mas a apresentação é aberta a qualquer interessado.

Em Cajazeiras, a apresentação será no campus do IFPB. Em Sousa, no auditório do Centro Histórico Cultural professora Dodora. Em João Pessoa e em Patos será no auditório do Sebrae e em Campina Grande na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).

A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A organização mantém contrato de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.

A contratação da Embrapii parte do reconhecimento das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, para fortalecer a inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

A Unidade Embrapii do IFPB é na área de Sistemas para Automação da Manufatura, a da UFCG é na área de Software e Automação; a do CEAR/UFPB é na Área de Otimização de Energia; e a do NUTES/UEPB na Área de desenvolvimento de Software e Hardware para a Saúde. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Edição: DGCOM do IFPB com material de Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira do Parque Sinergia