Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > Reitora do IFPB se reúne com pesquisadores e cientistas na China

Noticia

Reitora do IFPB se reúne com pesquisadores e cientistas na China

Mary Roberta discutiu parcerias e o desenvolvimento do Projeto BINGO
por Heranir Oliveira publicado: 17/07/2023 10h37 última modificação: 26/07/2023 17h23

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, cumpriu nessa segunda-feira (17) o primeiro dia de visita institucional à China, onde manteve encontros no consulado brasileiro e na Universidade Jiao Tong onde relatou o interesse em firmar parcerias e em participar no desenvolvimento do Projeto Científico Internacional Bingo, um radiotelescópio que reúne pesquisadores de vários países.

Pela manhã a gestora do IFPB esteve no Consulado do Brasil na China, onde foi recebida pelo cônsul Augusto Souto Pestana e pelo vice-cônsul José Roberto de Andrade Filho. Na oportunidade a professora Mary apresentou as potencialidades do Instituto Federal da Paraíba, falou das relações que o Instituto mantém com empresas chinesas como a Huawei, e do interesse no desenvolvimento de tecnologias e colaboração com a China.IMG-20230717-WA0015.jpg

Pela tarde a reitora Mary Roberta esteve na Universidade Jiao Tong, em Xangai, sendo recebida por gestores da universidade e por uma equipe de cientistas onde discutiu a participação do IFPB no Projeto Científico Internacional Bingo, Baryon Acoustic Oscillations (BAOs) from Integrated Neutral Gas Observations.IMG-20230717-WA0013.jpg

O BINGO é um radiotelescópio, o maior da América Latina, que será instalado na cidade paraibana de Aguiar, no sertão do estado, e que irá mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. O equipamento reúne esforços de instituições educacionais e científicas do Brasil, da China e de pelo menos outros 10 países. 

“Apresentamos nosso interesse em fazer parcerias com a Universidade Jiao Tong e em receber estudantes e professores, além no desenvolvimento do Projeto BINGO. Foi uma reunião bastante importante porque coloca o IFPB nessa rota do conhecimento” disse a reitora.

IMG-20230717-WA0019.jpgA reitora Mary Roberta está acompanhada pela assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), Mônica Maria Montenegro, e pelo coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB, Alysson Macário Caldas. Integram a comitiva o governador da Paraíba, João Azevedo, e membros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Nesta terça-feira (18) está prevista visita ao Observatório Astronômico de Shanghai e à Universidade de Yangzhou, onde também devem ser celebrados acordos. A missão institucional encerra no dia 22 de julho, em Hong Kong. 

 *Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: