Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Revista Principia lança o volume 60, número 2 em seu site

Noticia

Revista Principia lança o volume 60, número 2 em seu site

O volume disponibiliza 20 artigos com autores de 21 instituições
por publicado: 29/06/2023 18h13 última modificação: 30/06/2023 05h00

A Revista Principia lançou volume 60, número 2 em seu site. Neste segundo número do ano de 2023, foram publicados 20 artigos em 14 áreas do conhecimento, dentro do escopo da Revista Principia, reunindo pesquisadores de 10 estados e 21 instituições. Isso reforça a credibilidade perante a comunidade acadêmica e a consolidação da Revista Principia fora dos muros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), órgão gerenciador dessa revista científica. 

 “Estamos, neste momento, trabalhando em conjunto com a equipe de informática do IFPB na atualização do sistema OJS (Open Journal Systems). Apesar de o tempo investido ser alto, em decorrência da curva de aprendizado da equipe e da adequação da Revista Principia a práticas internacionais de editoração, sabemos que teremos um sistema de gerenciamento do fluxo editorial mais robusto, que atenderá a demanda crescente de submissões e avaliações. Assim, a Revista Principia terá uma interface que facilitará ao público interessado o acesso às informações contidas no site e (facilitará) a busca pelos artigos já publicados”, informou o editor-chefe da Revista Principia, Ademar Gonçalves da Costa Junior. 

 Ademar Gonçalves destaca o compromisso da Revista Principia com a ética e a qualidade da publicação científica, além de incentivar a prática da ciência aberta. Estamos alinhando toda a política editorial com as práticas de ética recomendadas pelo Comittee on Publication Ethics (COPE), reforçando sempre que os autores devem buscar se adequar a estas. A política adotada por alguns periódicos ditos predatórios, questionados no mundo todo, em publicar com o mesmo conteúdo, trabalhos já publicados em congressos, revistas, capítulos de livros, deve ser evitada para que evitemos que a prática científica seja um mero acúmulo de publicação de papers e o produtivismo doentio da ciência atual. “Precisamos não de números, e sim de qualidade na contribuição para a sociedade como um todo”, reforça Ademar. 

 O editor-chefe da Revista Principia espera que estes 20 artigos publicados no volume 60, número 2 de 2023 possam trazer contribuições às pesquisas que estão sendo realizadas no momento. “Estimulamos que a comunidade da Revista Principia, com seus mais de 8.000 usuários cadastrados, continue contribuindo para a melhora do impacto científico da revista, utilizando os trabalhos publicados como referências e planejando novas submissões de trabalhos científicos de qualidade, que possam ser avaliados e publicados, de acordo com a nossa missão, que pode ser consultada no site da Revista Principia”, estima o editor,

 O volume 60, número 2 pode ser acessado no link: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/issue/view/147

 DGCOM com informações da Revista Principia

registrado em: