Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Reitoria recebe visita do deputado estadual Luciano Cartaxo

Noticia

Reitoria recebe visita do deputado estadual Luciano Cartaxo

Parlamentar veio ouvir demandas da área educacional
por Ana Carolina Abiahy publicado: 02/06/2023 15h57 última modificação: 02/06/2023 15h57

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba recebeu a visita institucional, nesta quinta-feira, 01 de junho, do deputado estadual Luciano Cartaxo. Ele foi recebido pela reitora Mary Roberta Meira Marinho e o pró-reitor de Ensino Neilor César dos Santos.

O parlamentar veio realizar uma escuta ativa do seu mandato para saber as necessidades do IFPB e o andamento das diversas ações institucionais. A reitora do IFPB destacou vários projetos da instituição nas áreas de pesquisa, extensão, inovação e os novos planos com cursos de qualificação profissional que foram propostos para programas nacionais que serão retomados, a exemplo do Mulheres Mil.

Luciano cartaxo ifpb.jpegEntre as necessidades do IFPB no momento, a professora Mary ressaltou melhorias a serem feitas para o desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico Sinergia que congrega as várias facetas da inovação, com prédio próprio instalado na avenida Getúlio Vargas, no centro da capital. No local, funcionam o Polo de Inovação, ligado à Embrapii, e a Agência de Inovação (NEO). Por se tratar de um prédio antigo, sempre são necessárias intervenções para o seu melhor funcionamento.

As ações do IFPB na área de energias renováveis, com cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional também foram lembradas na conversa. Na ocasião, os gestores comentaram sobre a recente conquista do IFPB que terá um Centro de Demonstração de Energias Renováveis, habilitado pela Organização Latino Americana de Energia (Olade).

Luciano Cartaxo lembrou a sua vinculação com a área de inovação tecnológica quando de seu mandato de prefeito na capital paraibana, quando reduziu o ISS para as empresas do setor de tecnologia, de 5 para 2%, impulsionando novos negócios no ramo de TI. 

Ele se prontificou a viabilizar o diálogo do IFPB com a Assembleia Legislativa da Paraíba, que está em processo de discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Luciano é membro da comissão da LDO e ressaltou a importância do IFPB ser incluído como parte das emendas parlamentares para promover a educação, a ciência e a tecnologia no Estado.