Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > IFPB é convidado a integrar o Farol do Desenvolvimento da Paraíba

IFPB é convidado a integrar o Farol do Desenvolvimento da Paraíba

Entidade congrega líderes do setor empresarial do estado, do mundo acadêmico e da sociedade
por publicado: 19/06/2023 09h41 última modificação: 19/06/2023 13h12

O Farol do Desenvolvimento da Paraíba, movimento de lideranças de vários setores da sociedade, foi recebido na última sexta-feira (16) pela reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, na Casa Rosada, sede da reitoria.

Participaram do encontro os representantes do Farol, Chico Nunes e Henrique Holanda, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, o Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Daniel de Macedo Soares, o Diretor-Geral do Polo de Inovação, Erick Melo, e o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.

Na ocasião foi apresentado um histórico do Farol que manterá o monitoramento sobre as medidas e políticas públicas que podem ser adotadas, e de que forma serão implantadas as recomendações dos empresários e representantes institucionais para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da Paraíba.

No encontro foi discutida a “Agenda de Desenvolvimento da Paraíba” composta por 36 estratégias (projetos) e mais de 110 ações consideradas essenciais pelo Farol do Desenvolvimento. A agenda já foi apresentada ao governador João Azevêdo, aos senadores e deputados federais da Paraíba.

Os pilares são: melhoria do ambiente de negócios; Ciência, tecnologia e inovação; Cidades sustentáveis e inteligentes; Educação empreendedora e profissionalizante; Infraestrutura e logística (hídrica, aeroviária, rodoviária, ferroviária e marítima); Energias renováveis, naturais e sustentáveis (fotovoltaica, eólica e biocombustível); Marketing institucional da Paraíba; Eficiência na Gestão Pública; Mercado Imobiliário e Funding.

A Reitora Mary Roberta apresentou dados do Instituto Federal e relatou ações que estão em desenvolvimento. O Diretor-Geral do Polo de Inovação, Erick Melo, fez um balanço das ações do Polo e falou das parcerias a nível regional e internacional, bem como dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente o Polo mantém mais de 50 projetos em execução pelos estados do Brasil, mostrando a pujança da ciência, tecnologia e inovação realizada pela instituição.

"Gostaria de agradecer a recepção da Reitora Mary Roberta e equipe. O Instituto Federal seria um player muito importante para caminhar juntos com o Farol de Desenvolvimento da Paraíba. Nossa  percepção inicial foi de surpresa, não conhecíamos o tamanho do IFPB, a capilaridade da instituição no estado, a quantidade de projetos, número de estudantes. Seria um enorme prazer trilharmos vários projetos juntos, como projeto de Businnes Inteligent, onde permitiria o desenvolvimento industrial, empresarial e social da Paraíba", comentou Henrique Holanda.

WhatsApp Image 2023-06-19 at 05.45.52(1).jpeg

É com bastante alegria que recebemos os representantes do Farol de Desenvolvimento da Paraíba e o honroso convite para integrar este seleto e importante grupo que pensa e age pelos destinos do desenvolvimento do estado da Paraíba. Tenho certeza de que todos os pontos elencados de desenvolvimento social, econômico e sustentável já fazem parte do DNA do Instituto Federal para o cumprimento de sua missão institucional de transformação através da Educação, Ciência e Tecnologia”, relatou a Reitora Mary Roberta.

O Farol do Desenvolvimento da Paraíba, foi criado em junho de 2022, é um movimento formado por representantes dos setores da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada.

*DGCOM com a colaboração de Ramiro Manoel Pereira