Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > IFPB assina protocolo com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

Noticia

IFPB assina protocolo com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

Instituição deve capacitar pessoas do CadÚnico para a empregabilidade
por Ana Carolina Abiahy publicado: 27/06/2023 16h49 última modificação: 27/06/2023 16h49

O Instituto Federal da Paraíba assinou um Protocolo de Intenções com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, nesta segunda-feira, 26 de junho, em evento com o Governo do Estado. O documento foi assinado pelo ministro Wellington Dias e o pró-reitor Nicácio Lopes, reitor em exercício do IFPB devido às férias da reitora Mary Roberta. 

A agenda do ministro com o governador João Azevedo e lideranças locais visava incentivar empresas a contratarem pessoas inscritas no CadÚnico, que recebem benefícios sociais do Governo Federal. A intenção do Ministério é promover e incentivar a contratação com carteira assinada, mas sem retirar a opção do benefício do Bolsa Família, estimulando a garantia de rede social de proteção para as famílias em vulnerabilidade.

O IFPB vai fazer parte desta empreitada como a instituição de ensino responsável por capacitar e qualificar a mão de obra que as empresas estejam interessadas em contratar. Conforme explica o professor Nicácio Lopes, o IFPB terá um papel fundamental em fortalecer esta cadeia produtiva, atuando como a instância que fornecerá os conhecimentos necessários para que a população do CadÚnico possa acessar a empregabilidade. 

Para Nicácio, o programa deve impulsionar muitos cursos curtos de qualificação profissional, as chamadas turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC) que costumam ser oferecidos por meio de projetos de extensão nos campi do IFPB. O Ministério ainda vai detalhar os próximos passos do programa que também vai estimular o empreendedorismo e não só a contratação por parte de empresas. A iniciativa deve marcar também uma maior aproximação do IFPB com a cadeia produtiva do estado da Paraíba.

Texto: Ana Carolina Abiahy (IFPB) / Foto: Roberta Aline (MDS)