Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Estudantes do Programa Embrapii Capacitação 4.0 são certificados

Estudantes do Programa Embrapii Capacitação 4.0 são certificados

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira (15)
por Patrícia Nogueira publicado: 16/06/2023 10h13 última modificação: 19/06/2023 09h14

O IFPB entregou nesta quinta-feira (16) a certificação para os estudantes que concluíram o curso do Programa Embrapii Capacitação 4.0, ministrado pelo Polo de Inovação.

Um total de 13 estudantes fizeram parte da turma pioneira de conclusão. A solenidade foi presidida pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, representando a Reitora Mary Roberta. Também participaram o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo; o tutor do programa, Francisco Petrônio, o Diretor de Inovação Daniel de Macedo e outros gestores. A estudante Débora Xavier de Morais, também compôs a mesa solene, representando os demais estudantes.

A aluna Débora pontou que o curso foi de extrema importância para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico: “Como discentes estamos evoluindo e desenvolvendo nossas habilidades. Foi crucial esse momento com as pessoas do ensino técnico e superior para compartilhar o aprendizado e essencial para o nosso crescimento tanto pessoal quanto acadêmico”.

A solenidade foi marcada também por uma homenagem aos professores do quadro de docentes do curso que foram fundamentais para o desenvolvimento do programa: Francisco Petrônio A. de Medeiros, Heremita Brasileiro Lira, Alexandre Fonseca D'Andrea e Narjara Bárbara Xavier Silva.

O objetivo do curso de capacitação 4.0 é oferecer habilidades em soft skills através da metodologia da Aprendizagem baseada em projetos ou PBL (Project Based Learning) a discentes em formação nos níveis de ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado, visando a atuação dos alunos em pesquisa aplicada, voltada para a indústria e na área de competência da Unidade credenciada pela EMBRAPII.

O curso começou a ser ofertado em 2022 aos estudantes que fazem parte dos projetos executados pelo Polo de Inovação. “Trata-se de um programa muito importante porque ele congrega esse mundo da indústria com o mundo da academia. O aluno passa um ano desenvolvendo a metodologia PBL e aplicando nos desafios que ele tem que enfrentar para poder crescer, tudo com o acompanhamento dos tutores”, disse o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo.

O tutor do curso, Francisco Petrônio comentou: “Depois desse 1 ano de programa, os estudantes que estão se certificando estão em projetos reais do Polo ou assumiram papéis em empresas. Outros estão em estágio e terminando o curso. O diferencial será visto em médio e longo prazo quando eles conseguirem aplicar as soft skills aprendidas no curso nas empresas.